ANGINA DO PEITO
Definição: Consiste em espasmos, ou estreitamento, reversível das artérias coronárias. Essas artérias são encarregadas de proporcionar irrigação apropriada ao músculo do coração para que ele possa bater. A angina do peito, ou angor pectoris, manifesta-se com dor intensa e opressiva no lado esquerdo do tórax, que pode se irradiar ao braço do mesmo lado. Geralmente, ocorre depois de esforço físico, emoção intensa ou situação de estresse. Diferentemente, do enfarte, a angina do peito é reversível e costuma passar sem causar danos permanentes ao coração.
Alimentação e fatores de risco
O tipo de alimentação influi muito o bom estado e funcionamento das artérias coronárias.
Fatores que favorecem a angina do peito:
- A arteriosclerose (estreitamento e endurecimento) das artérias coronárias. A alimentação pobre em vegetais e rica em gorduras saturadas é uma das causas mais importantes, juntamente com o fumo e a falta de exercício físico.
- A tendência a espasmos ou contraturas dos músculos lisos (involuntários), que formam a parede das artérias. A deficiência de magnésio e de outros nutrientes favorecem esses espasmos.
AUMENTAR:
Uva, Nozes, Cebola, Cereais integrais, Centeio, Batata, Pêssego, Morango, Abóbora, Abobrinha, Castanha de caju, Manga.
Obs: a cebola evita a arteriosclerose, torna o sangue mais fluido e melhora a circulação sanguínea nas artérias coronárias.
REDUZIR OU ELIMINAR:
Gorduras saturas e Sódio
(365)