Prisão de Ventre

 

 

 

Definição

É o transito lento ou dificultoso do conteúdo intestinal, com evacuações pouco frequentes e de fezes excessivamente duras.

Cura

A maior parte dos casos de constipação é de tipo funcional, se deve a uma atonia ou debilidade da musculatura do intestino grosso. Unicamente em casos muito concretos, a constipação é de tipo orgânico, sendo a causa mais grave o câncer de cólon ou de reto.

Considera-se normal evacuar desde duas vezes ao dia até uma vez de dois em dois dias. Considera-se prisão de ventre à frequência menor.

Os fatores que favorecem ou predispõe a sofrer prisão de ventre atônica de tipo funcional são os seguintes:

  • Regime alimentar incorreto, com insuficiente ingestão de água e/ou Como consequência a parede intestinal carece de estímulo e finalmente se debilita.
  • Hábito intestinal irregular: devido a tensão nervosa ou a pressa, não se atende à chamada fisiológica para a defecação, pode-se chegar a perder esse reflexo intestinal.
  • Abuso de laxantes: produz um estado de inflamação permanente na mucosa intestinal, que se torna insensível aos estímulos normais.
  • Falta de exercício físico, necessário para estimular o reflexo para defecar.

Solucionando essas quatro causas se corrige a maior parte dos casos de prisão de ventre funcional atônica. Uma alimentação correta é imprescindível para a solução.

Devemos aumentar:

 – Água, fibras, Cereais integrais, Pão Integral, Farelo de Trigo, Frutas, Hortaliças, Legumes, Sementes de Linhaça, Ameixa, Maçã, Uva, Figo, Ruibarbo e Mel

 Devemos reduzir ou eliminar:

 – Confeitaria refinada, Cereais refinados, Pão branco, Chocolates, Mariscos, Carne e Peixe.

frutas

 

 

 

 

 

 

 

 

(392)

Comments

comments

Powered by Facebook Comments