Dica de Saúde: Batata-doce

Batata-doce

 

 

 

Descrição: Tubérculo da batata (Ipomoea batatas Poir.), planta herbácea perene da família das Convolvulláceas, de talos rasteiros ou trepadores, que atinge entre 30cm e 1m de altura. Cultiva-se em todas as regiões tropicais e subtropicais do planeta.

A batata-doce é muito consumida na América Central, especialmente no Haiti, seu lugar de origem. Os espanhóis introduziram seu cultivo na Europa e dali passou para o resto do mundo.

Propriedades e indicações: Em sua composição predominam os carboidratos, que constituem aproximadamente 21,3% de seu peso. Os carboidratos da batata-doce são formados por amido e açúcares (principalmente sacarose) em distintas proporções dependendo da variedade. Quanto mais sacarose tiver, mais doce será seu sabor. Seu conteúdo em gorduras e proteínas é mínimo, menor que o da batata comum. É muito rica, no entanto, em betacaroteno (provitamina A), especialmente as variedades de cor mais amarela. A batata-doce é bastante digestiva, embora requeira uma boa mastigação. Contem certa quantidade de fibra vegetal de tipo celulósico. Isso faz com que se digira muito facilmente e também tenha efeito suavizante sobre a parede do intestino.

São três as principais aplicações dietoterapêuticas da batata-doce:

  • Obesidade: Ao contrário do que parece, o consumo de batata protege contra a obesidade. Certamente se trata de um alimento rico em amido e com bastantes calorias (pouco mais que a batata comum), mas tem uma propriedade que a faz muito útil em caso de obesidade: produz sensação de saciedade. Ao produzir sensação de plenitude no estomago e diminuir o apetite, a batata-doce ajuda os obesos a reduzirem o consumo de calorias. No entanto, deve ser consumida em quantidades controladas, para não ultrapassar a ingestão calórica diária. Evidentemente, a batata não deve ser a base da alimentação, devido à sua carência de gorduras e proteínas. Mas, combinada com leguminosas ou com frutas secas oleaginosas constitui um alimento nutritivo e ainda sacia.
  • Arteriosclerose e afecções circulatórias: a grande riqueza em betacaroteno (provitamina A) faz da batata-doce um alimento muito recomendável em caso de arteriosclerose. Além disso, a batata praticamente carece de gorduras saturadas e de sódio, os dois inimigos mais importantes do sistema arterial. Seu consumo habitual é recomendado em caso de arteriosclerose, falta de irrigação sanguínea e hipertensão arterial.
  • Aumento das necessidades energéticas: O consumo abundante de batata-doce é muito recomendável àquelas pessoas que realizam esforços físicos importantes, como esportistas e convalescentes de doenças debilitantes. Nesses casos, a batata pode constituir o principal alimento do almoço, duas ou três vezes por semana.

batata-doce-beneficios-e-propriedadesEmbora seja um alimento rico em amido e calorias, a batata tem a peculiaridade de produzir sensação de saciedade e, portanto, de tirar o apetite. Cem gramas de batata aportam 105kcal, o suficiente para tirar a fome durante várias horas.

(377)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *