Prisão de Ventre
Definição
É o transito lento ou dificultoso do conteúdo intestinal, com evacuações pouco frequentes e de fezes excessivamente duras.
Cura
A maior parte dos casos de constipação é de tipo funcional, se deve a uma atonia ou debilidade da musculatura do intestino grosso. Unicamente em casos muito concretos, a constipação é de tipo orgânico, sendo a causa mais grave o câncer de cólon ou de reto.
Considera-se normal evacuar desde duas vezes ao dia até uma vez de dois em dois dias. Considera-se prisão de ventre à frequência menor.
Os fatores que favorecem ou predispõe a sofrer prisão de ventre atônica de tipo funcional são os seguintes:
- Regime alimentar incorreto, com insuficiente ingestão de água e/ou Como consequência a parede intestinal carece de estímulo e finalmente se debilita.
- Hábito intestinal irregular: devido a tensão nervosa ou a pressa, não se atende à chamada fisiológica para a defecação, pode-se chegar a perder esse reflexo intestinal.
- Abuso de laxantes: produz um estado de inflamação permanente na mucosa intestinal, que se torna insensível aos estímulos normais.
- Falta de exercício físico, necessário para estimular o reflexo para defecar.
Solucionando essas quatro causas se corrige a maior parte dos casos de prisão de ventre funcional atônica. Uma alimentação correta é imprescindível para a solução.
Devemos aumentar:
– Água, fibras, Cereais integrais, Pão Integral, Farelo de Trigo, Frutas, Hortaliças, Legumes, Sementes de Linhaça, Ameixa, Maçã, Uva, Figo, Ruibarbo e Mel
Devemos reduzir ou eliminar:
– Confeitaria refinada, Cereais refinados, Pão branco, Chocolates, Mariscos, Carne e Peixe.
(518)