A importância da luz solar para a saúde

Os benefícios que a luz solar proporciona estăo relacionados principalmente com a produçăo de vitamina D3, um tipo de vitamina essencial para nossa saúde, que ajuda na absorçăo do cálcio, evitando doenças dos ossos (osteoporose, raquitismo), informa a Dra. Daniela Kanno. Ainda segundo ela, a luz solar ajuda também a abaixar o colesterol e a pressăo arterial. Auxilia na diminuiçăo de dores articulares na artrite reumatóide (reumatismo). Protege contra câncer de mama, cólon e próstata, e até previne que estes, além de leucemia e linfoma, progridam, quando já instalados.

O Sol também contribui na produçăo de melatonina, hormônio que proporciona melhor qualidade do sono e que também ajuda na prevençăo de doenças mentais como depressăo e outros transtornos do humor. Atua como agente adstringente e no controle de infecçőes, como a tuberculose, por exemplo. Melhora o sistema imunológico, nosso sistema de defesa, evitando assim tantas outras doenças. Auxilia no tratamento da tensăo pré-menstrual.

A principal função da vitamina D  no organismo é a absorção de cálcio pelo organismo, que é determinante para o desenvolvimento saudável dos ossos e dos dentes.  Ela é uma vitamina que atua no sistema imunológico protegendo órgãos como coração e o cérebro.

A vitamina D  é importante para regulação do metabolismo ósseo, e age como hormônio mantendo em quantidades adequadas o cálcio e fósforo presentes no sangue, através do aumento ou diminuição da absorção desses componentes no intestino delgado.

Os pediatras recomendam a suplementação da vitamina D aos bebê e às crianças. Mas é necessário acompanhamento médico para saber como tomar vitamina D, porque o excesso dessa vitamina no organismo é tóxico.

vitamina D é metabolizada pelo próprio organismo quando este é exposto à luz do sol, mas é precisso ingerir  alimentos como frutos do mar, gema de ovo, leite e iorgurtes, para que o corpo consiga transformar a vitamina dos alimentos em vitamina D para a regulação da função do cácio.

Embora o excesso dessa vitamina seja tóxico para o organismo a sua caerência pode promover o desenvolvimento de doenças como raquitismo e outros problemas relacionados a estrutura óssea.

(6871)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *