1. Qual é a solene mensagem proclamada pelo anjo que tinha o Evangelho eterno? Apocalipse 14:7.
“… Temei a Deus e dai-Lhe glória. pois é ; e adorai Aquele que fez o céu e a Terra, e o mar e as fontes das águas.”
Nota: Esta mensagem tem a ver com dois acontecimentos relacionados entre si: um que ocorre no Céu e outro na Terra. O juízo mencionado aqui ocorre no santuário celestial, pois ao concluir sai do templo de Deus um anjo com uma foice para ceifar ( Apocalipse 14:14-16 ). Este acontecimento já aparecia profetizado na purificação do santuário terrestre. O outro acontecimento deveria ocorrer na Terra onde havia um chamado para adorar Aquele que fez os céus e a Terra nos termos do mandamento que ordena respeitar o sábado como dia de repouso ( Êxodo 20:8-11 ). A restauração da adoração a Deus como Criador por meio do respeito ao santo sábado seria proclamada quando chegasse a hora do juízo.
Há uma profecia do Antigo Testamento referente aos dois acontecimentos e que assinala quando será a hora do juízo. Um estudo da purificação do santuário do Antigo Testamento nos permitirá compreender melhor a profecia do juízo investigativo que ocorrerá no santuário celestial.
No estudo anterior vimos que no santuário terrestre se realizavam três classes de ofertas ou sacrifícios:
- O contínuo (Ex.: Êxodo 29:38-42 ), que era para benefício do povo, assim como Cristo morreu por todos ( II Coríntios 5:15 );
- Ofertas individuais diversas que, quando eram para a remissão de pecados, deviam ser com derramamento de sangue ( Hebreus 9:22; Ex.: Levítico 1:2-4 ), símbolo da aceitação pessoal de Cristo ( São João 3:16 ).
- O dia da expiação(Ex.: Levítico 16:27-30, 34 ).
Também vimos que os sacrifícios se agrupavam em dois serviços:
- Serviço diário realizado no átrio e no lugar santo cada dia do ano ( Hebreus 9:6 )
- Serviço anual, realizado no lugar santíssimo somente um dia no ano, ao final do ano litúrgico ( Hebreus 9:7 ), no dia da expiação, que era símbolo do juízo e da erradicação do pecado.
2. Como fazia o pecador do Antigo Testamento para coseguir o perdão de seus pecados? Levítico 4:27-30.
a. “… Trará por sua oferta uma sem defeito,…” (Nota: Em outros versículos fala-se de outros animais, sempre sem defeitos, símbolo de Cristo.)
b. “E porá a mão sobre a da oferta pelo pecado e a …” (Nota: Símbolo da transferência de nossos pecados para o “Cordeiro de Deus”, Cristo, causando-Lhe a morte.)
c. “Então o sacerdote… o sangue da oferta, e o porá sobre do altar…” (Nota: Ali ficavam registrados como pecados perdoados.)
Nota: Esses ritos eram símbolos que não tinham valor em si mesmos. O sangue de Cristo, representado pelo dos animais, é o único que tem poder redentor ( Hebreus 9:9-14 ).
3. Que evidência bíblica nos permite entender que esses pecados perdoados ficavam registrados no santuário e o contaminavam? Jeremias 17:1.
“0 pecado de Judá está … e nas dos seus altares.”
Nota: Ellen White (Patriarcas e Profetas, págs. 366, 367) diz que quando o sacerdote aspergia o sangue, simbolicamente o pecado era transferido para o santuário. O pecador era perdoado de sua maldade mas ficava um sangrento registro no santuário. Essa cerimônia ajuda a compreender por que no Apocalipse e em outras partes da Santa Bíblia se fala dos livros de registro no Céu (Ex.: Apocalipse 3:5; 20:12, 15; Malaquias 3:16, 17; Hebreus 13:12 ).
4. Depois do acúmulo dos pecados dos penitentes durante um ano, que se fazia no dia da expiação (10º dia do 7º mês)? Levítico 16:29-34.
“… fará pelo ; pela tenda da congregação e pelo ; também a fará pelos sacerdotes e por todo o da congregação… para fazer expiação uma vez por pelos filhos de Israel.”
Nota: Levítico 16:1-28 descreve as cerimônias que se realizavam no dia em que o santuario era purificado. Com esta cerimónia o santuário era purificado do registro dos pecados dos arrependidos que haviam confessado sua culpa, dos sacerdotes oficiantes que comiam a carne e o altar onde o sangue era derramado e aspergido. A purificação do santuário era realizada com o sangue do bode “para o Senhor” ( Levítico 16:9, 15, 16, 20, 21 ), símbolo do sangue de Jesus ( Hebreus 7:27; 9:23-26 ).
5. Que sentença recaía sobre aqueles que nesse dia não estavam com as vidas acertadas com Deus, símbolo de juízo? Levítico 23:27-29.
“Porque toda alma, que nesse dia se não afligir, será do se .”
Nota: Com essa cerimônia, encerrava-se o ciclo religioso do ano, símbolo do fim dos tempos. Cremos que o juízo apresentado aqui é aquele ao qual se refere o Novo Testamento, como por exemplo: I São Pedro 4:17 , onde se fala do juízo da Casa de Deus em harmonia com Levítico 16:34 . Este juízo de investigação precede a segunda vinda de Cristo.
6. Que declaração do Novo Testamento demonstra que essa cerimônia era símbolo de um juízo investigativo que haveria de realizar-se no Céu? Hebreus 9:23-28.
“Porque Cristo não entrou em feito por mãos, figura do , porém no mesmo … assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez e, depois disto, o assim também Cristo… aparecerá vez…”
7. Que se realizaria no Céu justamente antes de vir Jesus? Daniel 7:9, 10.
Daniel viu que “foram postos uns e o de Se assentou”. (Depois de descrever o Senhor, diz:) “assentou-se o , e se abriram os .”
Nota: Esta fase investigativa do juízo diz respeito ao povo de Deus, começando pelos primeiros habitantes da Terra até os que estiverem vivos ao vir o Senhor. Serão julgadas as obras, sejam boas ou más ( Eclesiastes 12:14 ), na base da lei de Deus ( Tiago 2:12 ), de acordo ao que está registrado nos livros do Céu ( Apocalipse 21:12 ). O acusador é Satanás ( Apocalipse 12:10; Zacarias 3:1, 2 ). Cristo, nosso advogado, que perdoa a todo aquele que O aceita como Salvador, apaga o pecado dos registros do Céu. I São João 1:7, 9 diz que o sangue de Jesus perdoa e limpa ou purifica. Ele promete em Apocalipse 3:5 não apagar do livro da vida o nome dos vencedores. Note que o juízo ocorre no Céu ( Daniel 7:13 ), na época em que o profeta está impressionado com a obra que o anticristo esta fazendo na Terra ( Daniel 7:8-10 ). No final do juízo investigativo, estará decidida a sorte de todo ser vivente e Cristo virá em seguida. ( Apocalipse 22:11,12 .)
8. Quem são os que serão julgados na segunda fase do juízo final? Apocalipse 20:4-7, 11, 12, 15.
“E se alguém não foi achado inscrito no da esse foi para dentro do lago de fogo.”
Nota: Esta fase do juízo abrange aquele que não se achou inscrito no livro da vida ( Apocalipse 20:15 ). Será realizado pelo Senhor junto com os redimidos durante o milênio ( Apocalipse 20:4; I Coríntios 6:2, 3 ). Este juízo é para benefício dos santos que glorificaram a Deus ao comprovar a justiça de Deus expressa nos Seus juízos.
9. Como era ilustrada, no serviço do dia da expiação, a erradiação final do pecado? Levítico 16:10, 20-22.
Nota: Toda a expiação salvadora era provida pelo bode “para o Senhor”. Como diz Isaías 53:6 : “O Senhor fez cair sobre Ele a iniqúidade de nós todos.” (Ver I São João 2:12; 4:10 .) Agora entra em cena o outro bode por Azazel, o qual não é sacrificado. Este não salva ninguém, pois “sem derramamento de sangue não há remissão de pecados” ( Hebreus 9:22 ). Este não morre em substituição a ninguém, mas representa o verdadeiro culpado dos pecados que já haviam sido perdoados e expiados por Cristo, o qual finalmente purifica o santuário, eliminando dele toda a mancha: a mancha do pecado, a mancha das calúnias contra o caráter de Deus. A mancha já não pode mais ficar sobre Cristo, porque Ele “aparecerá segunda vez, sem pecado à vista dos redimidos” ( Hebreus 9:28 ). Esse bode Azazel, abandonado à sua própria sorte e destruição, representa a Satanás (primeiro no milénio e depois em sua destruição final), quando toda mancha de rebelião e pecado será definitivamente extirpada.
10. Como descreve o Apocalipse a maneira como se cumprirá a última parte do juízo profetizado no simbolismo do santuário? Apocalipse 14:17-20; 20:11-15.
Nota: Esta é a fase executiva do juízo. Assim como em Apocalipse 14:15, 16 , no fim do juízo investigativo sai do santuário o anjo com a ordem de ceifar a messe (juntar os fiéis redimidos), nos versículos 17 a 20 sai do templo a ordem de completar a purificação pela erradicação do pecado (e dos pecadores rebeldes) para sempre. As uvas são lançadas no lagar da cólera de Deus, e o diabo, seus anjos e os seus adeptos são destruidos no lago de fogo, que é a segunda morte ( Apocalipse 20:14 ). A promessa é que o mal não se levantará novamente ( Naum 1:9; Apocalipse 21:1-6 ).
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