CHIA, grande aliada nas dietas e seus vários benefícios para a alimentação saudável.

Novidade nas prateleiras brasileiras, a chia, uma semente encontrada no sul do México, está prometendo um caminhão de vantagens para a saúde. Riquissima em uma série de nutrientes, o grão pode ser um grande aliado na dieta.

A porção diária recomendada é de 25 gramas, o equivalente a uma colher de sobremesa, diz a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilibrio Nutricional. Caso vc passe um pouco dessa recomendação, não há grandes problemas, mas é importante não exagerar e manter a dieta equilibrada, pois a chia é um tanto calórica- são 164 calorias por porção da semente.

EFEITO TIRA-FOME: A semente de chia é rica em fibras, tanto solúveis, quanto insolúveis.

A nutricionista Roseli  Rossi conta que  essas fibras ajudam a regular o trânsito intestinal, evitando ou tratando a prisão de ventre, por exemplo. Enquanto  a aveia possui 9,1 g de fibras a cada 100g, a chia tem 13,6 g de fibra. Ela tbém proporciona mais saciedade, pois em contato com líquido no interior do estômago forma uma espécie de gel que dilata o estômago, ajudando também no emagrecimento.

ÔMEGA- O AMIGO DO CORAÇÃO: O ômega 3 é sem dúvida, o carro-chefe nutricional da chia. A porçãso de semente de chia tem nada menos que 400% da nossa necessidade diária de ômega3. è claro que quando pensamos em ômega3, logo nos lembramos de peixes, principalmente o salmão, que é muito rico desse nutriente. Porém de acordo com as nutricionistas, 100 gramas da semente de chia tem 8 vezes msis ômega 3 que um pedaço médio de salmão. De acordo com a nutricionista Roseli Rossi, essa gordura do bem  é responsável por afastar as doenças cardiovasculares. Ela reduz a formação de coágulos sanguineos e arritmias, diminui o colesterol circulante no sangue e também aumenta a sensibilidade a insulina. Além disso, o ômega3 ajuda na regulação da pressão dos vasos sanguineos, uma vez que aumenta a fluidez sanguinea, evitando assim, o  aumento da pressão arterial. O ômega3 tbém é importante para fortalecer o sistema neurológico, evitar a depressão e aumentar a absorção de nutrientes.

MAIS CÁLCIO QUE O LEITE:  Essa é para os intolerantes  á lactose, que precisam de um fonte de cálcio segura. Segundo a nutricionista Vivian Goldberger, 100 gramas da semente de chia( equivalente a 7 colheres de sopa) tem 6 vezes mais cálcio que meio copo de leite integral- que tem em média 246 mg do nutriente. O cálcio presente na chia ajuda na formação de massa óssea, evitando a osteoporose, explica a nutricionista Roseli Rossi. Uma porção de semente de chia(25g) tem cerca de 21% das nossas necessidades diárias de cálcio.

MAIS FERRO QUE O ESPINAFRE: Uma ótima notícia para quem torce o nariz para espinafre e outros vegetais ricos em fero, ou mesmo sore de anêmia ferropriva- necessitando, portanto, ingerir boas fontes de ferro de acordo com a nutricionista Vivian Goldberger, 100 gramas das emente de chia oferecem 3 vezes mais ferro que a mesma quantidade de espinafre, por exemplo. Uma porção da semente de chia tem 67,8 das nossas necessidades diárias em ferro.

CARREGA MAGNÉSIO: Essencial para o pleno funcionamento do nosso cérebro e ligações cognitivas, o magnésio tbém está muito presente na semente de chia. Em comparação com 100 gramas de brócolis, a semente de chia tem 15 vezes mais magnésio, conta a nutricionosta Vivian Goldberger. A porção possui 27,9 das nossas necessidades diárias desse nutrientes.

VITAMINA PARA OS OLHOS: A porção diária da semente de chia possui cerca de 20%  das nossas necessidades  dessa vitamina. ” Ela melhora o sistema imunológico e protege a pele e os olhos contra o processo de envelhecimento conta a nutricionista Roseli Rossi.

(866)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *