Quer Você Ter Poder Para Vencer?

Como Orar

“Orai sem cessar.” – I Tessalonicenses 5:17.

É possível orar sem cessar? Creio que sim. Não só isto, deveria ser o alvo supremo de todo cristão interessado em buscar uma relação com Deus. Mas como atingimos este alvo supremo? Como persistir nesta jornada da oração? Três passos o poriam em prática: compreender a oração, fazer da oração um hábito diário e crescer na oração.

Compreenda a oração

O apelo de Paulo para que oremos continuamente não significa que devemos passar o dia sobre os joelhos. O que o apóstolo está advogando é um estilo de vida que está tão bem sintonizado com Deus que a oração se torna tão natural e tão essencial como o respirar. É com efeito a vontade de Deus para nós: “Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (I Tessalonicenses 5:16-18).

Para compreender a oração, estude cuidadosamente nas Escrituras o que é a oração e o que envolve. Tome um passo de cada vez. Aprender a conhecer outra pessoa leva tempo. Quanto mais para nos familiarizarmos com Deus! Persevere, porque “a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes” (Tiago 1:4). Peça a Deus para ajudá-lo a aprender como orar e ter fé. Ele atenderá. “Se alguém…de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e não o lança em rosto; e ser-lhe-á concedida” (Tiago 1:5). Pergunte a um colega cristão que experimentou o poder da oração. Acima de tudo, comece a orar e continue orando, porque orar é falar com Deus como um amigo.

Faça da oração um hábito diário

A oração é para a alma o que o alimento é para o corpo. Sua vida espiritual não pode sobreviver sem oração. Faça um hábito de achegar-se a Deus tanto quanto possível. Pratique o poder da oração cada dia. Crescimento na oração não é o resultado de estudo teórico, mas de ajoelhar-se. Eis algumas sugestões para ajudá-lo a desenvolver um hábito regular de oração:

Encontre um bom lugar.Do mesmo modo que você pode ter um lugar especial para o estudo, escolha um lugar livre de distrações no qual estudar a Palavra de Deus e conversar com Ele.

Tenha um horário regular.Ache o tempo mais conveniente quando pode estar a sós com Deus. Pode ser qualquer horário, contanto que seja um encontro regular que você almeja ter com Seu Criador. Decida quanto tempo deseja passar em oração e o mantenha.

É aqui que muitas pessoas têm problema. Quando não podem cumprir a obrigação que tinham em mente, ficam desanimadas e experimentam culpa. Você deve compreender que manter um horário regular de oração é um hábito que tem de ser cultivado, um programa que precisa ser estabelecido, do mesmo modo que você se disciplina para formar outros bons hábitos. Leva tempo, e é sujeito às “emergências” da vida que nos roubam tempo a todos. Não se magoe emocionalmente quando você não cumpre seu alvo. Não desista. Você descobrirá que se torna fácil com o tempo.

Estruture a sua oração. Há muitos modos diferentes de estruturar a oração. Escolha um que melhor se lhe adapte, ou busque diferentes abordagens, dependendo de sua disposição. Eis aqui algumas que funcionaram para outros:

• Mantenha um diário. Anote seus pensamentos, sentimentos e necessidades. Anote as pessoas que pediram que você orasse por elas. Registre suas alegrias e preocupações, bem como suas orações respondidas. Tal diário não apenas o ajudará a estruturar suas orações como também servirá como uma espécie de diário de sua jornada espiritual.

 Cante, toque ou sussurre um louvor para expressar suas orações a Deus.

• Use ideias para meditação cristã para ajudá-lo a enfocar Deus. Com a ajuda de uma concordância, veja o que a Bíblia diz sobre a meditação.

 Adote um formato de oração usando o acrônimo CASA: C = Confissão; A = Adoração; S = Súplica; A = Ação de graças (pedindo o auxílio de Deus para você e outros).

 Busque inspiração na Natureza. Olhe pela janela, caminhe enquanto aprecia a Natureza, ligue seus pensamentos com o Deus da Natureza.

Cresça na oração

Tendo estabelecido uma relação íntima e vibrante com Deus mediante a oração, você poderá querer tentar alguns dos métodos “avançados” de oração que o ajudarão a “orar sem cessar”:

• Tenha uma conversação com Deus. Consagre sua “voz interior” a Deus, e faça de seu comentário interior uma conversação com Ele. Fale com Ele sobre as atividades do dia e imediatamente Lhe entregue todas as suas ansiedades.

• Estabeleça horários regulares para orar. Daniel orava de manhã, ao meio dia e à noite. Além de sua hora regular de oração com Deus, é bom adquirir o hábito de orar em outras ocasiões para voltar seus pensamentos a Ele.

 Consagre os atos de cada dia. Tudo que você faz pode ser feito para a glória de Deus, se você Lhe dedica toda atividade.

• Use “orações suspiros”. Estas são orações breves – tal como “Senhor, Jesus Cristo, tem misericórdia de mim” – que podem ser ditas mentalmente em ritmo com sua respiração. Este método pode eventualmente fazer da oração uma parte de sua alma à medida que a oração se expande para encher o seu subconsciente.

Tenha certeza de que Deus vai continuar a guiá-lo se você perseverar em compreender os mistérios da comunicação com Ele.

Finalmente, ofereço minha oração: Senhor, dá-me a sabedoria para aprender, a coragem para experimentar e a perseverança para continuar.

(176)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *