O Apocalipse revela o segredo da morte

Ao cortar os inúmeros laços emotivos (conscientes e inconscientes) de nossos relacionamentos, a morte produz um vazio e uma sensação de carência difíceis de serem igualados. A morte é a última e maior frustração humana que nos leva a buscar respostas satisfatórias a perguntas tão concretas como estas: que acontece quando alguém morre? Há vida depois da morte? Poderemos reencontrar nossos queridos que morreram? Talvez, porém, a pergunta mais delicada e lógica seja: Onde encontrar a resposta?

 

JESUS TEM A RESPOSTA

1. Cristo ressuscitado Se apresenta no Apocalipse como “Aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos”. O que Jesus diz terem Suas mãos? Apocalipse 1:18.

“… Tenho as da e do inferno (que quer dizer sepulcro).”

Nota: A morte inocente e a ressurreição de Cristo resolvem o problema da morte do pecador. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” ( São João 3:16 ). Ele é “o Alfa e o Omega,… o Todo-Poderoso” ( Apocalipse 1:8 ). Ele sabe tudo; sabe como criou a vida e o que acontece quando uma pessoa morre, e no-lo revelou na Santa Bíblia ( I São Pedro 1:10, 11 ). Por isto é que quando discutiam com Ele um problema a respeito dos mortos e da ressurreição, “respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus” ( São Mateus 22:29 ). Entender o que a Bíblia diz acerca da criação do ser humano faci1itará nossa compreensão do mistério da morte.

NOSSO SENHOR REVELA QUAL É A NATUREZA DO HOMEM

2. Na criação, que dois elementos Deus uniu para que surgisse a alma vivente? Gênesis 2:7.

+ = alma vivente

Nota: A Bíblia não diz que temos uma alma independentemente do corpo. A Revelação declara que somos uma alma vivente como resultado da harmoniosa combinação do pó com o fôlego.

3. De acordo com a Palavra de Deus, que ocorreria com a alma vivente se desobedecesse à vontade do Criador? Gênesis 2:16, 17.

“… No dia em que dela comeres, certamente .”

4. Apocalipse 12:9 diz que o diabo é “o sedutor de todo o mundo”. Que mentira introduziu Satanás? Gênesis 3:4.

“A serpente disse à mulher: .”

Nota: Para que a “alma vivente” continuasse vivendo, havia uma condição a cumprir: que permanecesse obediente. O grande engano de Satanás consistiu em proclamar a imortalidade incondicional: Diz ele: não importa o que faças, viverás. De acordo com a revelação bíblica, o único que tem a imortalidade é Deus ( I Timóteo 6:15,16 ).

5. Ao desobedecer a Deus, que ocorreu com a “alma vivente”? Ezequiel 18:4, 20; Isaias 51:12; Romanos 5:12.

“… A que pecar, esta .”

“… O homem, que é .”

“… entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a .”

Nota: A Santa Bíblia ensina que como consequência do pecado, a alma é mortal. Note, por exemplo, alguns dos muitos versículos que corroboram esta declaração: “…Se lhes cortas a respiração, morrem, e voltam ao seu pó” ( Salmo 104:29 ). “… Todo assassino não tem a vida eterna permanente em si” ( I São João 3:15 ).

O QUE HÁ DEPOIS DA MORTE

 

6. Em Apocalipse 2:8 Jesus Se apresenta à igreja de Esmirna como “o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver”. Ele sabe o que ocorre quando uma pessoa morre. A que, disse Jesus, se assemelha a morte? São João 11:11-14,43,44.

“… Nosso amigo Lázaro … Jesus, porém, falava com respeito à de Lázaro.”

Nota: Note-se que a palavra “adormeceu” está expressando insconsciência, como transparece de outras passagens bíblicas. Por exemplo, Eclesiastes 9:5 declara enfaticamente que “os mortos não sabem coisa nenhuma”. O Salmo 146:4 , falando da morte, diz: “Nesse mesmo dia perecem todos os seus desígnios.”

7. Podem os mortos intervir no que os vivos fazem? Eclesiastes 9:5,6; Apocalipse 16:13, 14; Apocalipse 18:23.

“… Mas os mortos .”

“…Amor, ódio e inveja para eles já ,e para têm eles em debaixo do Sol.”

O Apocalipse diz que há “espíritos de , operadores de ” e Apocalipse 18:23 diz: Todas foram pela tua feitiçaria.”

Nota: Quando uma pessoa morre, quebra-se a união harmoniosa que havia entre o pó da terra e o fôlego da vida, desaparecendo assim a vida consciente, ou seja a alma vivente. Por isso é impossível que os mortos apareçam aos vivos. A Bíblia declara que eles não podem voltar a sua casa ( Jó 7:9, 10 ); não sofrem, nem desfrutam de nada ( Eclesiastes 9:6 ); não podem aprender ( Isaias 38:18,19 ); não podem glorificar a Deus ( Salmo 115:17 ), e é lógico que assim seja, pois para todas estas coisas é necessária a consciência. Por esta razão a Bíblia afirma que os que dizem falar com os mortos estão participando de um engano satânico. Inclusive não se salvarão os que praticam a feitiçaria ( Apocalipse 22:15 ), nem os que consultam os mortos, etc. ( Deuteronômio 18:10-14 ). Quando o cristão tem dúvidas, deve consultar a Deus ( Isaías 8:19, 20 ).

JESUS TEM PODER SOBRE A MORTE

Apocalipse 1:5 fala a respeito de nosso Senhor Jesus Cristo como “o primogênito dos mortos”, que na linguagem bíblica significa o mais importante, o primeiro ou preeminente. Considerando que Ele não foi o primeiro a morrer nem tão pouco o primeiro a ressuscitar (Moisés foi ressuscitado no Antigo Testamento), e que também não foi o primeiro ressuscitado a ascender ao Céu (o mesmo Moisés depois de ressuscitado ascendeu, como o demonstra o incidente do monte da transfiguração, torna-se evidente que o sentido é outro. A expressão é equivalente à que se usa referindo-se aos governantes quando se diz: “primeiro mandatário” (ainda que tenha havido 200 mandatários antes dele). Outro exemplo: às vezes falamos da “primeira dama”. Não é a primeira (pois Eva foi a primeira dama que houve na Terra), não obstante, por ser a esposa do presidente do país, se constitui na primeira dama em importância. A morte e a ressurreição de Cristo é a primeira em importância pois nos garante que haverá ressurreição e vida eterna para os crentes ( I Coríntios 15:3, 20-23 ). Por isto é que Ele tem a preeminência (é o primogênito) dos mortos.

8. A Santa Bíblia explica que os santos ainda não receberam a vida eterna ( Hebreus 11:39,40 ), mas isto não quer dizer que não haja esperança para eles. Que ocorrerá um dia com os mortos? Isaias 26:19; I Tessalonicenses 4:14, 16.

“Os vossos mortos e também o meu cadáver e .”

“… Se cremos que Jesus morreu e , assim também Deus, mediante Jesus, trará juntamente em Sua companhia os que … E os mortos em Cristo primeiro.”

9. Que fará Jesus com a morte, no final do milênio? Apocalipse 20:14; I Coríntios 15:26.

“Então a e o inferno [que quer dizer sepulcro] foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a .”

“O inimigo a ser é a .”

10. Quando Jesus dará a vida eterna aos fiéis? I Coríntios 15:20-23; Apocalipse 21:4.

“… Cada um, porém, em sua própria ordem: Cristo, as ; depois são , em Sua .”

“E lhes enxugará dos olhos , e a já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor …”

Nota: Àqueles que O aceitarem, Jesus prometeu ressuscitá-los no último dia ( São João 6:54 ), quando sairão “para a ressurreição da vida” ( São João 5:28, 29 ). A ressurreição do Senhor Jesus Cristo é nossa garantia de que Ele tem poder para cumprir o que prometeu.

(744)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *