Meditação – Salvo Por Um Dia

Salvo Por Um Dia

 

Deus me salva nas primeiras horas de cada manhã para que eu possa ser santo durante o dia. Sem o recebimento diário do poder que vem da Palavra, não conseguirei viver como filho de Deus, pois “a todos quantos O receberam, deu-lhes poder de serem feitos filhos de Deus” (João 1:12). Sem projetar em primeiro lugar o poder de Deus na minha vida, nesse dia serei controlado por minha carnalidade.

Essa é a linha central na vida de um cristão: a busca de Deus nas primeiras horas de cada dia para ser santo em todos os aspectos da vida cristã diariamente.

Salvação por um dia – o que a Bíblia fala a respeito desse assunto? Como o fato de que a salvação é por um dia deve afetar as minhas prioridades diárias? De onde vem esse princípio de que sou salvo dentro de uma unidade de tempo chamada dia?

No principio, Deus agiu para colocar todas as coisas em ordem.

“No principio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.” Gên. 1:1-2.

Assim como Deus agiu, no principio deste mundo, para colocar todas as coisas em ordem, Ele também deseja agir no começo de cada dia para colocar em ordem nossa vida segundo a Sua vontade.

Vamos estudar as razões pelas quais devemos buscar a Deus nas primeiras horas de cada dia.

I – É uma ordem vinda de Jesus

Ele ordenou: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o reino de Deus e a Sua justiça e as outras coisas vos serão acrescentadas.” Mat. 6:33.

O crente deve acordar cada manhã respirando Jesus. Despertar com fome e sede da Palavra de Deus, assim como o corpo sente necessidade de ter a mais importante refeição pela manhã da mesma forma o nosso coração necessita da primeira refeição espiritual antes de qualquer outra atividade.

Qual é o maior desejo de sua alma, todas as manhãs, ao se levantar? Caso seu primeiro desejo não seja ir à presença de Deus para orar e estudar as Sagradas Escrituras, há algum erro gravíssimo em sua vida.

Jesus ordena que Deus deve ser o primeiro. Então, quando se levantar, antes do banho, antes de trocar de roupa, ou de qualquer outra atividade, por mais elementar que seja primeiro vá à presença de Deus para que sua alma receba poder para você ser santo durante aquele dia. Sem esse poder, esse dia será um fracasso em todos os sentidos.

Por que Deus deve vir em primeiro lugar? Caso você faça qualquer coisa, por mais simples que seja, logo que se levantar pela manhã, o seu coração vai traí-lo. Tudo o que o nosso coração carnal deseja é que Deus seja colocado em segundo lugar. Quando isso acontece, ele o engana. Deuteronômio 11:16 diz que devemos ser cuidadosos para que nosso coração não nos engane. Ele é perverso e corrupto e devemos guarda-lo cuidadosamente, porque dele procede a saída da vida diariamente. Quando me acordar pela manhã, não há conversa, outros planos ou desculpas – primeiro Deus em minha vida, e ponto final.

II – Deus tem uma programação diária para minha vida.

O Salmo 139:16:Os Teus olhos me viram a substância ainda informe, e no Teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado quando nenhum deles havia ainda”.

O que é planejamento? Dentre várias definições de planejamento que existem, vamos considerar esta: planejar é dizer ou escrever antecipadamente o que se pretende fazer dentro de um determinado período de tempo.

No salmo que acabamos de ler, está clara a ideia de que Deus tem um planejamento diário para cada pessoa que deseja viver em santidade cada dia.

Quando me levanto pela manhã, minha primeira preocupação deve ser: qual é a programação de Deus para minha vida hoje? Onde está essa programação? O planejamento diário de Deus está no Livro Dele, a Bíblia. Nela está toda a Sua vontade para que seu dia seja abençoado e para que você possa viver como um santo.

O que devo fazer para descobrir a programação de Deus para minha vida cada dia? Quando me levanto pela manhã, antes de qualquer outra atividade, devo pegar minha Bíblia e, em profunda dependência de Jesus e livre de qualquer ideia preconcebida, devo pedir à pessoa do Espírito Santo que conduza minha mente a uma clara compreensão da vontade de Deus no Livro Sagrado, naquele dia.

Deixe Deus lhe falar e vá reagindo em oração à medida que a clara vontade Dele for revelada. Vamos imaginar que o Espírito Santo o conduziu ao Salmo 119 e, de repente, você sente algo diferente no Salmo 119:105. O que fazer? Em oração fale com Ele, diga que você O ama, glorifique o nome Dele, agradeça pela palavra que vai ser o seu guia durante aquele dia. Diga que, sem a luz que está à sua disposição, você cairia em muitos abismos, mas que você O louva porque, naquele dia, terá uma visão clara do caminho. Prossiga a leitura e, enquanto Deus fala pela Bíblia, fale com Ele em oração e, assim, o Espírito Santo vai lhe dar poder para você viver como santo durante aquele dia.

O diabo também tem uma programação para a vida de cada pessoa. Em Mateus 6:34, lemos que “basta a cada dia o seu mal”. O objetivo do programa de Deus é neutralizaras estratégias do inimigo para a sua vida a cada dia. Você quer buscar Deus nas primeiras horas de cada dia e viver, ou quer ser escravo da maldade de Satanás para a sua vida a cada dia?

A falta de relacionamento diário com Deus afeta nosso discernimento em todos os aspectos da vida. Especialmente os da Mordomia Cristã.

III – O homem interior deve se renovar cada dia.

O ensino da Bíblia é claro e direto: a salvação do poder do pecado é por um dia. A teoria de que “uma vez salvo, salvo para sempre” não é bíblica. As pessoas salvas da pena do pecado (por ocasião da aceitação de Cristo como Salvador) e que estão a caminho da eternidade ou da salvação da presença do pecado (quando Jesus voltar e nos transformar), têm que ter em mente que a salvação do poder do pecado é diária, e deve ser desenvolvida com temor e tremor a cada dia. Escutemos o que a Bíblia diz:

o nosso homem interior se renova de dia em dia.” II Cor.4:16.

Dia após dia, morro” (I Cor. 15:31), para que possa aperfeiçoar a minha santidade no temor de Deus.” II Cor. 7:1.

E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação de vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Rom. 12:2.

“Exortai-vos mutuamente cada dia, durante o dia que se chama hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo poder do pecado. Hoje se ouvires a Sua voz, não endureçais o vosso coração.” Heb. 3:13 e 15.

“Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis agora, o tempo sobremodo oportuno, eis agora o dia da salvação.” II Cor. 6:2.

“Santificai-vos hoje, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós”. Jos. 3:5

IV – Para ter paz e alegria no coração

Jeremias 15:16:Achadas as Tuas Palavras, logo as comi; as Tuas palavras foram como gozo e alegria para o coração, pois pelo Teu nome sou chamado, ó Senhor, Deus dos Exércitos”.

Três questões merecem nossa atenção neste versículo:

  • Achadas as Tuas palavras – Achar pressupõe o que? Para achar, preciso procurar; então, quando me levanto pela manhã, a palavra não vai me procurar, mas eu devo procura-la. Tenho que buscar a Deus nas primeiras horas de cada dia, e isso não deve ser uma busca superficial, mas de todo o meu coração. Jeremias caracteriza o tipo da busca: “Buscar-Me-eis e Me achareis, quando Me buscardes de todo o vosso coração.” Jer. 29:13. A minha alma necessita do Salvador cada manhã; sem Ele, ela fica vazia, desordenada e sem direção.
  • Logo as comi – Não é suficiente dizer que a palavra é importante, que é boa, que é divina, que salva. É preciso comer a palavra, colocar o alimento divino no meu coração. Somente assim, seus nutrientes entrarão na corrente sanguínea da alma e passarei a ter vida e energia do poder que vem de Deus, direto para minha vida.
  • As Tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração – quem decide priorizar a busca de Deus nas primeiras horas de cada dia, vai ter paz e alegria no decorrer do mesmo.

 “ Nas primeiras horas do novo dia, o Senhor despertava de Seu repouso e Sua alma e lábios eram ungidos de graça para que a pudesse transmitir a outros.” – PJ, 139.

 Conclusão

Andar com Deus e aprofundar nosso relacionamento com Ele é uma questão de vida e longevidade. Em Deuteronômio 30:20, lemos: “Amando ao Senhor, teu Deus, dando ouvidos à Sua voz e apegando-te a Ele; pois disto depende a tua vida e longevidade.”

Andar com Deus diariamente nos permitirá viver um cristianismo real e autêntico. O recebimento da unção diária do Espírito Santo traz em si toda a vida e o poder de Cristo que nos faz mais do que vencedores, em todas as circunstâncias.

Andar com Deus diariamente nos mantém ligados ao Céu e recebemos uma influência transformadora direta do Senhor Jesus Cristo.

 

 

 

(428)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *