Você é Uma Pessoa de Sucesso!

Você é Uma Pessoa de Sucesso!

 

 

 

As pessoas bem-sucedidas em suas áreas de atuação, geralmente são abordadas com uma pergunta: Qual é o segredo de seu sucesso? Ganhar dinheiro e ter bens é sinônimo de êxito, ou ilusão temporária de estabilidade? Sem Deus na primeira hora de cada dia, todo sucesso será apenas ilusão. Em nossa meditação de hoje, vamos descobrir a causa principal do verdadeiro sucesso na vida, e ver como alguns venceram espiritualmente glorificaram a Deus com seu estilo de vida. Aprendemos com o testemunho que nos deixaram.

A meditação na Palavra de Deus é uma ferramenta indispensável para o crescimento espiritual diário do crente. Ao estudarmos a vida de alguns gigantes espirituais, desejamos que o Espírito Santo o estimule a ser vencedor espiritual buscando a vitória em Deus todos os dias de sua existência.

Davi

Este é o primeiro personagem da galeria dos vitoriosos espirituais. Falando sobre ele, a Bíblia diz: “Achei em Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a Minha vontade.” Atos 13:22. Qual é o segredo para uma pessoa atingir um nível tão alto de espiritualidade? O próprio Davi revelou o segredo: “Quanto amo a Tua lei! É minha meditação todo o dia.” Sal.119:97. Na maioria dos salmos que escreveu, Davi deixou evidente sua paixão por meditar na Palavra de Deus. Quando Davi fala da lei, ele se refere ao conjunto dos cinco primeiros livros da Bíblia, o Pentateuco, que foi escrito por Moisés. Imagine se Davi vivesse em nossos dias! E se deparasse com tantas Bíblias, com os mais diferentes formatos e traduções! Com tantos livros baseados na Palavra de Deus! Seguramente, ele diria que somos privilegiados por termos à nossa disposição tanto alimento espiritual. O crente deve estudar e buscar crescer intelectualmente, mas primeiro deve buscar o crescimento espiritual. Quando meditamos na Palavra, a mente é posta em contato com a mente do Infinito e, assim, o poder da Bíblia se torna o maior de todos os poderes no desenvolvimento da natureza espiritual. Foi vivendo dentro dessa realidade de comunhão e busca, que Davi abriu o coração a Deus e experimentou um nível tão alto de espiritualidade. A Bíblia se refere a ele como um homem bem-sucedido em tudo o que fez. Davi era um “homem que foi exaltado, ungido do Deus de Jacó, o mavioso salmista de Israel.” “Este achou graça diante de Deus e Lhe suplicou a faculdade de prover morada para o Deus de Jacó.” “Homem segundo o Meu coração, que fará toda a Minha vontade.” “Davi, teu servo. II Sam. 23:1; Atos 7:46; 13:22; 4:25. Ele foi vitorioso como pastor, como soldado, como rei e compositor de hinos. Ele viveu, na prática, aquilo que escreveu no Salmo 1 a respeito da pessoa que leva a sério sua comunhão ao meditar na Palavra: “Tudo quanto ele faz será bem-sucedido.”

A proposta desta meditação de enriquecimento espiritual é esta. Queremos que você desenvolva o hábito de buscar a Deus em primeiro lugar diariamente.

Lembre-se

Deus tem uma programação diária para a sua vida no Livro Sagrado. Vá a presença de Deus do jeito que se levantar. O maior desejo de sua alma, ao despertar, deve ser o de buscar conhecer esse programa. Como Davi, você vai experimentar o poder do Espírito Santo operando milagrosamente em sua vida cada dia.

“A energia criadora que trouxe à existência os mundos, está na Palavra de Deus. Esta palavra comunica poder, gera vida. Cada mando é uma promessa; aceito voluntariamente, recebido na alma, traz consigo a vida do Ser infinito. Transforma a natureza, cria de novo a alma à imagem de Deus.” – Ed., 126.

Josué

Josué é outro líder que aprendeu a buscar poder e coragem na meditação diária da Palavra. Recebeu a missão de liderar o povo num momento difícil e substituiu um dos maiores líderes que o mundo já conheceu.

Gigantes e cidades muradas estavam à frente para serem conquistados, o momento da batalha estava próximo. Tudo devia ser tratado com estratégia, sabedoria, conhecimento e discernimento. Humanamente falando, seria uma missão impossível.

Josué sabia que, sem Deus, não iria a lugar algum, e ele buscou ao Senhor, pois sabia que somente Deus poderia leva-lo à vitória. A Bíblia diz que o Senhor foi ao encontro de Josué e disse: “Sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que Meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não cesses de falar deste livro da lei; antes, medita nele de dia e de noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo a tudo quanto nele está escrito; então farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.” Jos. 1:7 e 8.

Meditar dia e noite na Palavra – Essa foi a determinação divina para Josué.

Assim como Josué obedeceu a Deus e foi bem-sucedido ao conduzir o povo à terra prometida, da mesma forma Ele quer guiar você a cada passo de sua vida.

No livro A Sós com Deus na Meditação da Palavra Campbell McAlpine cita o exemplo de muitas pessoas que aprenderam a vencer as suas crises, depois que passaram a meditar na Palavra todos os dias. Apresentamos, a seguir, um resumo de três desses relatos do livro.

Testemunho de Jorge Müller

“Nos primeiros anos da década de 1830, Jorge Müller se sentiu mortificado diante da falta de fé de seus contemporâneos, e desejou poder mostrar-lhes, como diz ele, ‘uma prova tangível’ de que Deus, nosso Pai, ainda é o mesmo Deus fiel que sempre foi; e que Ele ainda está disposto a provar que é o Deus vivo, fiel para com todos os que nEle confiam e vivem de acordo com Seus divinos princípios.

“E o Senhor concedeu-lhe o que desejava, levando-o a iniciar um projeto de criar abrigos para órfãos na cidade de Bristol, na Inglaterra. Müller buscou de Deus todas as provisões necessárias. Não esperou dos homens; só de Deus. E a história de como ele fundou e sustentou seus orfanatos, sua vida, obra e ministério ainda são fonte de inspiração e bênção para milhares de pessoas. Ele deixou um testemunho sobre o grande valor da meditação para seu coração, numa mensagem escrita intitulada Soul Food (Alimento da Alma). Diz ele: ‘Deus Se dignou ensinar-me uma verdade de cujos benefícios tenho gozado há catorze anos. Entendi, de uma forma muito clara, que o primeiro cuidado que devo ter a cada dia é alegrar minha alma em Deus. Então minha primeira preocupação não era procurar ver quantas tarefas deveria realizar na obra de Deus, mas o que teria de fazer para edificar minha alma no Senhor, e como iria alimentar meu homem interior. Poderia estudar a verdade da Palavra de Deus para apresenta-la aos perdidos, para ajudar os crentes, confortar os aflitos e aprender a me conduzir de maneira mais condizente como um filho de Deus. Contudo, se não me alegrasse no Senhor, se não me fortalecesse interiormente todos os dias, não teria realizado nenhuma dessas coisas com atitude certa’.

“Anteriormente, eu tinha o hábito de me dedicar à oração assim que me levantava pela manhã. Mas depois entendi que a atividade mais importante era entregar-me à leitura e meditação da Palavra. Desse modo, iria sentir-me confortado, inspirado e instruído. Deus me exortaria e corrigiria, e assim por meio de Sua Palavra, teria comunhão real com o Senhor.”

“Então comecei a meditar sobre o Novo Testamento, todos os dias pela manhã. Fazia uma breve oração pedindo a benção Dele para a Sua Palavra, e logo me punha a meditar nela, analisando detalhadamente cada versículo, procurando retirar dele uma benção… não para beneficio de meu ministério público, não para pregar, mas para alimentar minha alma.’

“E todos os dias acontecia invariavelmente a mesma coisa. Após alguns minutos, sentia-me compelido a confessar algum pecado, ou a interceder, ou dar graças, ou suplicar alguma benção. O fato é que logo me sentia inclinado a orar. Depois de alguns instantes de oração, passava às palavras seguintes, transformando-as em oração por mim mesmo ou pelos outros, de acordo com aquela mensagem bíblica. Mas sempre mantinha em mente que o objetivo principal da meditação era buscar alimento espiritual para ‘minha alma’.

“Assim, a diferença entre a prática de agora e a anterior é a seguinte. Antes, eu começava a orar assim que me levantava, e às vezes ficava em oração até a hora do desjejum. De qualquer modo, sempre começava orando primeiro, a não ser nos dias em que sentia a alma um tanto árida; nesse caso lia um texto das Escrituras. E o que acontecia? Muitas vezes passava quinze minutos, meia hora e até uma hora de joelhos, sem ter consciência de haver obtido conforto, ensinamento ou quebrantamento de alma. E em certas ocasiões ficava até meia hora com o pensamento a vaguear, e só então começava a orar de fato.”

“Hoje em dia quase não tenho mais esse problema, pois já estou em comunhão real com Deus, converso com Ele sobre as mensagens que acabei de receber dEl em Sua preciosa Palavra. Muitas vezes fico espantado de não haver me conscientizado disso antes.”

Jorge Müller aprendeu que a meditação bíblica é uma prática devocional que revoluciona nossa vida.

Uma dona de casa

“Eu frequentava assiduamente minha igreja e participava de todos os trabalhos, mas sentia-me interiormente vazia, pois sabia que não gozava de comunhão íntima com Deus. Certa ocasião, por acaso (ou pelo menos foi o que pensei na época), eu e meu marido ouvimos os ensinamentos de um pastor sobre meditação. Assim que ele começou a apresentar o estudo, compreendi que ali estava a solução para a minha busca de Deus, para chegar a conhece-Lo melhor. Ele nos ensinou medidas práticas para a meditação, e naquela semana fiz um compromisso com Deus de meditar na Palavra diariamente.”

“E hoje, após alguns anos de busca e estudo, nem sei expressar em palavras o que vai em meu coração e minha vida, pelo fato de haver obedecido e mantido a disciplina de passar alguns momentos meditando na Palavra de Deus todos os dias, e permitindo que o Espírito Santo descortine para mim o próprio coração de Deus. Há dias em que sinto todas a Sua grandeza e sublimidade. E há outros em que recebo promessas de bênçãos para mim e minha família. Até mesmo Sua repreensão é branda e agradável, pois sei que Ele me ama e quer ter comunhão comigo. E é com grande expectativa que diariamente me disponho a esperar em Deus para que me revele mais de Si mesmo através de Sua Palavra, e para louvá-Lo. Há ocasiões em que me sinto a ponto de explodir, tal a plenitude de Sua presença.

“Vivi cerca de quinze anos opressa por todo tipo de temores – todos absurdos e infundados – mas para mim muito reais. Hoje sinto que meu coração nunca esteve tão cheio de louvor a Deus, a esse Deus que me conhece de forma tão intima e que atende a todas as necessidades do meu ser.”

Um empresário

“Faz mais de três anos que estou meditando na Palavra de Deus. Tive vontade de narrar-lhe algumas das bênçãos que tenho recebido, em decorrência da meditação. Após um mês de estudo, percebi que não precisava mais tomar meu remédio para úlcera, nem os tranquilizantes que antes tomava. Seis meses depois, tive que enfrentar uma séria nos negócios. Mas, em vez de preocupar-me, entreguei tudo nas mãos de Deus e me firmei em Sua Palavra. Não perdi nenhuma noite de sono, nem abriguei pensamentos negativos. Glória a Deus, pois Ele me libertou dos temores e preocupações!

“Através do estudo da Palavra de Deus, consegui imprimir mais disciplina em minha vida. Mudei completamente meus hábitos de vida: dormir, alimentar e trabalhar. Hoje me levanto às seis horas e faço minha meditação até às sete. Depois vou fazer o cooper, num percurso de cinco quilômetros e meio, antes de tomar o desjejum.”

“Algumas semanas atrás, quando estava correndo, Deus me disse que havia restaurado minha juventude. Sinto-me melhor física e espiritualmente hoje do que nos últimos vinte e cinco anos.”

“Além disso, aprendi a meditar de dia e de noite. À noite, quando me deito, fico meditando em um ou dois versos até pegar no sono; são as últimas coisas em que penso. E logo durmo profundamente. Quando acordo, a primeira coisa em que penso é na Palavra de Deus. Dou graças a Deus por suas palestras a respeito da meditação.”

A benção ao meu alcance

Cada dia Deus tem uma benção para você na Palavra, mas é preciso ir buscar. “As fontes de paz e alegria celestiais, descerradas na alma pela palavra da Inspiração, tornar-se-ão um poderoso rio de influência para abençoar a todos os que vêm a ficar ao seu alcance.” – Ed., 190.

Veja esta declaração: “Contemplando o estudante da Bíblia ao Redentor, despertasse-lhe na alma o misterioso poder da fé, adoração e amor. O olhar fixa-se na visão de Cristo, e o que assim contempla cresce na semelhança dAquele a quem adora”. – Ibidem, 191.

 

 

 

(613)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *