Como Entender a Linguagem de Cristo

Como Entender a Linguagem de Cristo

Falar com Deus e ouvir a Sua voz deve ser a nossa primeira tarefa, nas primeiras horas de cada dia. O mandamento do Senhor para todos aqueles que desejam levar a sério o processo de amadurecimento espiritual é: “Consagre-se a Deus pela manhã. Faça disso a sua primeira atividade.” E ore: ‘ Toma-me, Senhor, para ser Teu inteiramente. Aos teus pés deponho todos os meus projetos. Usa-me hoje em Teu serviço. Permanece comigo, e permite que toda a minha obra se faça em Ti.’ Essa é uma questão diária. Cada manhã consagre-se a Deus para esse dia.” – CC, p.70.

“Qual é a razão por que não compreendeis a Minha linguagem? É porque sois incapazes de ouvir a Minha palavra.” João 8:43.

“Então lhes disse: Atentai no que ouvis. Com a medida com que tiverdes medido vos medirão também, e ainda se vos acrescentará.” Marcos 4:24.

“Amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à Sua voz, e apegando-te a Ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade.” Deut. 30:20.

Tende cuidado, porém, de guardar com diligência o mandamento e a lei que meu servo Moisés, servo do Senhor, vos ordenou: que ameis o Senhor, vosso Deus, andeis em todos os Seus caminhos, guardeis os Seus mandamentos, e vos achegueis a Ele, e o sirvais de todo o vosso coração e de toda a vossa alma.” Jos. 22:5

Cada dia Deus tem uma programação para minha vida. No começo do dia necessito conhecer por mim mesmo qual é a vontade de Deus em Sua Palavra para minha vida. Como descobrir a vontade de Deus para cada dia? Vamos examinar algumas maneiras pelas quais podemos descobrir a programação de Deus para cada dia: oração, leitura da Palavra, ouvir e escutar e ouvir e obedecer.

ORAÇÃO

Conversamos com Deus por meio da oração e respondemos ou reagimos ao que ele nos fala por meio da Bíblia. Oração e estudo da Palavra são dois elementos inseparáveis e, quando me levanto, o maior desejo de minha alma deve ser o de ir à presença de Deus e saber qual é a programação para o dia, na Bíblia. Nesse encontro cada crente é livre para conversar o que quiser com Deus. Todos temos diferentes necessidades e devemos coloca-las diante do Pai, com liberdade e profundo senso de necessidade. Entretanto, sugerimos que sejam incluídos os seguintes elementos: gratidão oferecer-se a Deus para que Ele o use, intercessão pela família e os cinco não crentes da jornada. Pedir ao Espírito Santo que o guie mediante a Bíblia à programação de Deus para o dia.

LEITURA DA PALAVRA DE DEUS

A imprensa nos fornece os jornais e os noticiários com as informações do dia, e para ficarmos atualizados precisamos parar para ler ou ouvir. Da mesma forma, Deus nos dá a Sua Palavra, que apresenta a programação diária para cada filho. Nela está a orientação do Pai para neutralizar o programa do diabo para a vida do crente naquele dia.

Entender a vontade de Deus no começo de cada dia é vital para a vitória ou derrota, tanto no plano espiritual como no material. É o grau de informação ou comprometimento com esse planejamento diário que vai determinar acertos e erros na vida, em todos os sentidos. Falando a respeito dessa necessidade, Jesus falou: “Errais não conhecendo as Escrituras e nem o poder de Deus.” Mateus 22:29. A falta de relacionamento com Deus, nas primeiras horas do dia, afeta nosso discernimento em todos os aspectos da vida.

Necessitamos ler o texto quantas vezes forem necessárias, devemos entender corretamente o que Deus quer nos dizer; afinal, ali está o mapa do sucesso para aquele dia.

O homem natural não entende as coisas do Espírito. Por isso, fiquemos atentos para que não nos enganemos. Acerca disso Jesus havia prevenido aos discípulos: “Tendo olhos, não vedes? E, tendo ouvidos, não ouvis? Marcos 8:18.

E o apelo carinhoso dEle para cada filho, no inicio de cada dia, é: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” Apoc. 2:7.

OUVIR E ESCUTAR

Em meio a tantas vozes, a que ou a quem temos dado mais atenção? A decisão de priorizar a que ou a quem ouvir e escutar é nossa. Somos livres para escolher a que ou a quem damos mais atenção, mas não somos livres para escolher as consequências de nossa decisão.

Nada, neste mundo, deveria receber mais atenção do que a Palavra de Deus. Primeiro, precisamos escutar a voz de Deus, porque ela é a mais importante de todas as vozes. Vale ressaltar que não é suficiente ouvir (sucessão de sons), necessitamos escutar (prestar atenção àquilo que ouvimos).

Neste momento ore a Deus e diga:

Pai, eu quero ouvir a Tua voz em digital (clara, sem ruído), dizendo o que queres de mim neste momento. Quero Te glorificar neste dia, pois para isso Tu me criaste. “Fala, Senhor, porque o Teu servo ouve.” Vou ler agora a Tua Palavra e quero Te ouvir com toda a atenção da minha alma.

“Feliz o homem que Me dá ouvidos, velando dia a dia às Minhas portas, esperando às ombreiras da Minha entrada.” Prov. 8:34.

Amós profetizou:

“Eis que vêm dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem de sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor.” Amós 8:11.

Somente o pão espiritual que vem da Palavra de Deus pode satisfazer as necessidades essenciais da alma. O efeito do pão material passa rapidamente, mas o espiritual permanece para sempre.

No começo de cada dia, qual é o maior desejo do seu coração? Caso a resposta seja: Ir à presença de Deus e descobrir qual é a programação dEle para minha vida… prossiga e aprofunde esse desejo. Se tal sentimento não está presente em sua vida, pare imediatamente e refaça suas prioridades.

Escutei, certa vez, de um irmão a seguinte frase: “Crise vai e crise vem, para se ver quem é quem.” Quanta verdade nesta afirmação! Quem não desenvolve o hábito de buscar a Deus nas primeiras horas de cada dia em tempo de paz, vai busca-Lo verdadeiramente em tempo de crise? Quem busca a Deus em primeiro plano ao levantar, estará melhor habilitado para vencer as crises do dia-a-dia e será mais feliz.

“Bem aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guarda as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.” Apoc. 1:3

OUVIR E OBEDECER

Quando abrimos a Bíblia, estamos diante da palavra viva da Trindade e, como não podemos separar Deus de Sua Palavra, Ele também está presente olhando para você e vibrando por sua disposição de buscá-Lo.

Neste momento solene e santo, precisamos atentar para as seguintes coisas:

1ª) Fé

Esse é seu encontro com Deus, com Jesus e com o Espírito Santo. Sinta o abraço do Pai, a amizade de Jesus e o interesse do Espírito Santo de que você encontre o alimento necessário para a sua vida durante o dia. Procure visualizar esse quadro e crer no que está vendo e no que vai escutar com atenção.

Quando nos dispomos a buscar a Deus em primeiro lugar no inicio de cada dia, somos abençoados e transformados, pois achamos e contemplamos o próprio Jesus. Ele mesmo diz: “Eu amo os que Me amam; os que Me procuram acham.” Prov.8:17. “Buscar-Me-eis e Me achareis quando ME buscardes de todo o vosso coração.” Jer. 29:13.

2ª) Ouvir

Procure ouvir, com extrema atenção, cada palavra vinda do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Há vida em cada palavra que Deus vai falar ao seu coração.

3ª) Dialogar com Deus

Não somente ouça, fale também em oração. A cada mensagem ou palavras compreendidas, reaja, repita, mantenha um dialogo, agradeça, glorifique e vibre com a palavra que Deus colocou em seu coração. Comprometa-se em levar a sério o que está ouvindo. Lembre-se: estudo da Bíblia e oração devem andar juntos.

4ª) Obedecer

O mandamento da Bíblia é claro e direto: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante assemelha-se ao que contempla num espelho o seu rosto; pois a si mesmo se contempla e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência.” Tiago 1:22-24.

Cada dia devo propor no meu coração honrar e glorificar a Deus. Caso não faça isso, o coração não vai levar a sério a programação de Deus para esse dia.

CONCLUSÃO

Assim como os contemporâneos de Cristo não entendiam a Sua linguagem, porque eram incapazes de ouvir o que Ele dizia, o que dizer da nossa geração? Não temos outra saída para entender as coisas espirituais sem sermos pessoas espirituais. Qual é a primeira tarefa de uma pessoa espiritual? Ir à presença de Deus do jeito que se levantar e procurar na Bíblia qual é a programação de Deus para aquele dia. Continuar na presença de Deus durante as atividades do dia. Onde estiver um crente dentro da programação divina para aquele dia, aí está um adorador do Deus vivo. Hoje em dia, em muitas situações podemos desenvolver nossas atividades e ao mesmo tempo ouvir a Palavra de Deus. Dentre as muitas sugestões, podemos citar: CDs da Bíblia que podem ser tocados no carro, trabalho (quando a situação lhe permitir), mensagens da Bíblia que você mesmo pode gravar e MP3, que pode armazenar uma quantidade muito grande mensagens e músicas de boa qualidade e outros recursos. A tempo e fora de tempo, encha-se da Palavra e testemunhe a todo momento desse Salvador amoroso.

Lembre-se

Nosso maior desafio é pensar e agir de forma bíblica num mundo secularizado. Portanto, quanto mais tempo ficarmos escutando a Palavra, mais iremos crescer espiritualmente.

(566)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *