A Importância do Hábito de Beber Água

A Importância do Hábito de Beber Água

O corpo humano é formado em sua grande parte por água, aproximadamente 60 a 70%, dependendo da idade, do sexo e da atividade física, sendo a água muito importante para a manutenção da vida.

A água também compõe diversos órgãos e fluídos: 85% do sangue, 75% do cérebro, 70% dos músculos e até 22% dos ossos.

Podemos sobreviver um mês sem comer, mas não suportamos ficar muitos dias sem beber esse nutriente tão fundamental para nossa sobrevivência.

Sua função no organismo é essencial a ponto de participar de quase todos os processos que ocorrem no nosso corpo. A água tem diversas funções no organismo: “atua como solvente e meio onde ocorrem as reações químicas com outras substancias essenciais; é o maior constituinte do sangue, que é o principal transporte do organismo. Atua em diversas reações metabólicas; protege tecidos contra choques; mantém o equilíbrio físico e químico dos fluidos intra e extracelular e, por fim, atua na manutenção do equilíbrio da temperatura corporal. Sem água, os sistemas vitais começam a falhar.

Não ingerir água, pode ocorrer diversas situações como obstipação, ressecamento da pele e cabelos, celulite, problemas renais e em casos mais extremos, a morte.

Há pessoas que não gostam de ingerir a água in natura e optam por outros elementos líquidos, como refrigerantes, chás e sucos; mas nem todos oferecem os mesmos benefícios que a água.

Não se deve trocar a água por refrigerantes, pois além do elevado teor calórico, eles apresentam elevada quantidade de minerais, como fósforo e sódio em excesso que são prejudiciais à saúde.

Os chás são bons substitutos, mas se deve dar preferência aos chás de ervas ou descafeinados, pois são excelentes hidratantes, mas cuidado com seu consumo, uma vez que não apresentam valor calórico nulo, o que pode ajudar a ganhar alguns quilinhos se consumidos em excesso.

Além dos líquidos, alguns elementos também ajudam a hidratar o organismo. As frutas e os vegetais possuem 80% de água.

Entre as frutas que possuem maior quantidade de água em sua composição, podemos citar a carambola, o limão, a melancia e o morango. Já entre os vegetais, os que possuem bastante quantidade de água são a acelga, a couve e o repolho

Abaixo damos 8 bons motivos para beber, pelo menos, 8 copos de água por dia.

  1. Ajuda a eliminar toxinas: ou seja, auxilia na limpeza dos órgãos vitais do corpo. Com isso, melhora a absorção de vitamina e minerais dos alimentos.
  2. Retarda o envelhecimento precoce: Tomar água com regularidade contribui para manter todos os órgãos vitais em bom estado e, com isso, evita a degeneração das células importantes do corpo.
  3. Oxigena e limpa o sangue: Ela é elemento essencial do sangue. Quem bebe com regularidade vai garantir a viscosidade ideal do sangue e fazer com que ele circule melhor por todo o corpo, auxiliando no transporte do oxigênio e dos nutrientes para os órgãos vitais e recolhendo, por sua vez, os resíduos que serão eliminados pela urina.
  4. Previne as rugas: A falta de água resseca a pele e deixa a cútis mais frágil e vulnerável do envelhecimento. Isso sem contar que o corpo fica mais susceptível ao aparecimento de estrias. Portanto, para evitar o estiramento da pele, muito comum na adolescência e na gravidez, aumente o consumo de água.
  5. Mantém os músculos flexíveis: A água contém potássio e magnésio, dois minerais que evitam as famosas câimbras musculares.
  6. Garante a sensação de saciedade: A menor forma de se alimentar é abrir o estomago com o líquido e esperar 10 minutos antes de comer. Dessa maneira o estomago fica ligeiramente saciado e prepara-se para receber o alimento, mas sem ansiedade. Um copo de água antes da comida diminui a fome em até 50%. Sem contar que as pessoas costumam confundir sede com fome ou vontade de comer. Logo, antes de atacar um chocolate, beba um copo de água.
  7. Atenua as olheiras: Muitas vezes as olheiras são atribuídas ao cansaço e a genética, mas na maioria dos casos há uma dilatação dos vasos sanguíneos na região da pálpebra, o que favorece a pigmentação da pele na área. No entanto, quando a pessoa passa a beber mais água, ela aumenta o fluxo sanguíneo local, atenuando as olheiras.

Elimina a halitose: (mau hálito) Esse problema se deve a indigestão e a sobrecarga nos rins e nos intestinos. A ingestão do liquido limpa o estomago e os ácidos presentes nele, diminuindo as bactérias ali paradas. Sem contar que se evita também a língua branca, chamada para os odontologistas de saburra lingual, e ainda previnem-se as cáries, pois a água contém flúor e cloro.

 

 

(488)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *