O Soar da Sétima Trombeta

Jesus nos dá, em Sua revelação do Apocalipse, uma visão profética tridimensional do que finalmente chegaria a ser a história desde os dias apostólicos até o tempo do fim: 1) as sete igrejas, 2) os sete Selos, e 3) as sete trombetas. A profecia das sete igrejas nos revela a história religiosa da era cristã, salientando suas faltas e prometendo o galardão aos vencedores. Nessa profecia Deus destaca Seu interesse e amor por Seu povo. Os sete selos profetizam a história social da era cristã, expondo especialmente o triste processo da apostasia. Também se apresenta a Deus controlando a História e dando fim à dor e ao sofrimento. As sete trombetas pintam a história militar que ocorreria na era cristã em relação com a igreja.

 

AS SEIS PRIMEIRAS TROMBETAS

As primeiras quatro trombetas ( Apocalipse 8:6-13 ) mostram a desintegração do império romano (tanto do oriente como do ocidente), fustigado pelas tribos bárbaras, as quais prepararam caminho para Roma papal. Tanto Daniel como o Apocalipse profetizam que este poder religioso perseguiria durante 1.260 anos os que cressem na Bíblia.

A quinta e sexta trombetas ( Apocalipse 9:1-21 ) descrevem a investida das tribos maometanas, sob o comando de vários líderes, constituindo-se em outro poder que lutaria contra o cristianismo.

 

A SÉTIMA TROMBETA

A sétima trombeta apresenta o tempo do fim quando o remanescente fiel proclamaria o evangelho eterno e a mensagem dos três anjos a todo o mundo.

1. Que eventos sucederiam no tempo da sétima trombeta? Apocalipse 11:15-19.

a. “… O reino do mundo se tornou de ( 11-15 )”

b. As nações estariam ( 11:18 )

c. “… Chegou, porém, a Tua ira, e o tempo determinado para serem os mortos, para se aos Seus servos, os profetas, … e para os que a Terra.”

d. “Abriu-se, então, o santuário de Deus, que se acha no Céu, e foi vista a arca da aliança no Seu santuário” ( 11:19 ).

Nota: As palavras de São João no sentido de que “abriu-se… o santuário de Deus, que se acha no Céu, e foi vista a arca da aliança no Seu santuário“, descrevem o lugar santíssimo, pois era ali que a arca estava. Foi ali que Jesus entrou ao se cumprirem os 2.300 dias, em 1844, o que nos permite entender que a partir dessa época entramos no período da sétima trombeta. Quando Cristo sair do lugar santíssimo, terão terminado o juízo investigativo, sua obra mediadora e o tempo da graça, e terão lugar as bodas do Cordeiro. Em realidade, no Apocalipse se fala de duas ceias: uma é a grande ceia de Deus, que se refere ao castigo dos impios, e a outra é a ceia do Cordeiro, que se refere à recompensa dos fiéis.

2. Que conotação tem a grande ceia das aves, convocada por Deus, para os que recusaram a graça salvadora de Cristo? Apocalipse 19:11-21.

O castigo dos

Nota: Esta “ceia das aves” afeta ao mesmo grupo descrito em Apocalipse 6:15-17 , o qual não pode resistir à presença do Senhor por não haver aceito a salvação em Cristo e consequentemente não haver-se preparado para recebê-Lo. No final do milênio, serão destruidos definitivamente pela segunda morte ( Apocalipse 20:9 e 14 ).

 

AS BODAS DO CORDEIRO

Roy Allan Anderson, em seu livro “O Apocalipse Revelado“, nos diz que nos ajudará muito na compreensão desta figura profética o termos algumas noções de como eram as bodas ou casamentos orientais. Normalmente havia cinco momentos importantes: 1) O compromisso matrimonial, que tinha muito mais seriedade do que tem hoje no Ocidente; 2) o pagamento do dote matrimonial; 3) o período de preparação pessoal da noiva para as bodas, durante o qual o noivo preparava o lar; 4) a cerimônia das bodas, que não se realizava na igreja, como o fazemos hoje. Consistia em uma cerimónia simples, quando o noivo dava seu reconhecimento público do pedido de casamento, punha sua capa nos ombros da noiva, enquanto o cortejo se encaminhava para o lugar da festa; 5) a festa, normalmente na casa do pai do noivo.

3. Quem é a noiva com quem o Cordeiro Se casará? Apocalipse 21:9, 10; 19:7, 8; 21:1, 2.

“… E me mostrou a , que descia do Céu, da parte de .”

“… Pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssinio, resplandecente e puro; porque o linho finíssimo são dos .”

Nota: A Nova Jerusalém, símbolo do remanescente fiel, é a esposa de Cristo. A referência aqui não é ao edifício da igreja, pois Apocalipse 19:7, 8 fala de pessoas justificadas pelo Senhor e que vivem em harmonia com a vontade de Deus.

4. Quando se manifestou o interesse de Cristo por Sua igreja? Efésios 1:4.

“Assim como nos escolheu nEle da do para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele.”

5. Quando se concretizou o compromisso matrimonial? Oséias 2:19; Gálatas 4:4.

Quando “Deus enviou Seu Filho, de .”

Nota: Em Cristo fomos escolhidos desde a eternidade. Durante os tempos do Velho Testamento as bodas foram anunciadas. Mas foi quando Jesus Se encarnou que se concretizou o compromisso da parte do Senhor.

6. Qual foi o dote que nosso Senhor Jesus Cristo pagou para ter o direito de receber Sua igreja como esposa? I São Pedro 1:18, 19; Apocalipse 1:5.

“… Mas pelo , como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de .”

Nota: Ao morrer na cruz, Jesus pagou o dote.

7. Que faria o Senhor durante o período de preparação de Sua esposa (a igreja)? São João 14:1-3.

Foi preparar na casa de Seu .

8. Que inclui a preparação da igreja para o encontro com Cristo, o esposo? Romanos 3:24; 3:31; Apocalipse 19:7, 8.

a. É justificada , por Sua [de Deus] mediante a redenção que há em Cristo Jesus.

b. A fé não anula a

c. Veste-se de linho finíssimo que são os dos santos.

9. Antes de deixar as cortes de glória, depois de terminada a intercessão, Jesus Se apresenta ante o Pai e recebe o domínio, a glória e o reino ( Daniel 7:13, 14 ). Que anúncio se fará então? Apocalipse 19:7.

“Alegremo-nos, exultemos, e demos-Lhe glória, porque são chegadas as do , cuja esposa .”

Nota: Os primeiros oito versículos do cap. 19 de Apocalipse transcrevem um gozo sublime e uma alegria espetacular com aleluias e louvores ao Cordeiro, que venceu e recuperou todos os poderes usurpados pelo inimigo; acabou com as artimanhas e instrumentos de Satanás e, havendo reivindicado a Deus perante o Universo, vem ao encontro de Sua igreja, com quem haverá de unir-Se para sempre. Então nos levará à casa do Pai, onde terá lugar a grande ceia das bodas do Cordeiro. Sem dúvida será a maior e mais emocionante festa havida no Universo. Pensando neste dia Jesus declarou: “E digo-vos que, desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber, novo, no reino de Meu Pai” ( São Mateus 26:29 ).

 

OS BEM-AVENTURADOS

10. De acordo com a revelação de Deus, quem são os bem-aventurados? Apocalipse 19:9; 22:17, 20, 21.

“… Bem-aventurados aqueles que à das .”

“O Espírito e a noiva dizem: . Aquele que ouve diga: . Aquele que tem sede, , e quem quiser a .”

Conclusão: Atos 2:41, 47 diz:

“Então os que lhe aceitaram a palavra foram ; havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas… louvando a Deus, e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, o Senhor, dia a dia, os que iam sendo .”


(1808)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *