O Mistério de Babilônia, a grande meretriz

O Apocalipse contém o último chamado do Deus de amor para os moradores da Terra ( Apocalipse 14:6-14 ), expõe-nos as artimanhas de Satanás e descreve a organização que ele tem para o seu trabalho. Nenhum outro livro ostenta um conteúdo de tanta importância como este, para o homem moderno. Sua mensagem é tão crucial e imperativa que Deus pronunciou uma terrível sentença sobre todo aquele que tentar alterar sua mensagem ( Apocalipse 22:18, 19 ). Uma das tremendas revelações que Deus nos faz neste livro é a respeito do que Ele chama o mistério de Babilônia, a grande meretriz, e de como o conteúdo dessa mensagem pode afetar nossa salvação. Vamos analisá-lo neste estudo.

 

BABILÔNIA, SÍMBOLO DE APOSTASIA ESPIRITUAL

1. Que tragédia deixa a descoberto a proclamação das três mensagens angélicas? Apocalipse 14:8.

, a grande …”

Nota: Aqui está falando de uma babilônia mística ou simbólica, pois a literal já havia sido destruída nos tempos do Antigo Testamento e Isaías 13:19-21 declara que nunca mais seria habitada. É interessante notar que a Bíblia de Jerusalém (tradução católica com imprimatur), comentando Apocalipse 17:5 diz que “Babilônia é o nome simbólico de Roma”. Devido ao sentido eminentemente religioso da mensagem dos três anjos, devemos interpretar esta caída como espiritual ou religiosa. O comentário da Bíblia de Jerusalém diz que Roma arrastou todas as nações à idolatria.

2. Que ordem de Deus aos sinceros que ainda estão em Babilônia demonstra que sua caída religiosa é grave? Apocalipse 18:2-4.

“Ouvi outra voz do Céu, dizendo: dela, , para não serdes em seus pecados e para não de seus flagelos.”

Nota: Esta solene declaração divina demonstra que há pessoas bem-intencionadas dentro de Babilônia, os quais demonstrarão sua sinceridade obedecendo à ordem de Deus de sair dela.

OUTRA FIGURA DE DEGRADAÇÃO RELIGIOSA DA BABILÔNIA MÍSTICA

 

3. Sob que outra figura de degradação Deus apresenta a igreja caída? Apocalipse 17:1-5.

“… grande …” ( Apocalipse 17:1 ).

“… vi uma montada numa escarlate, repleta de nomes de com e ” ( Apocalipse 17:3 ).

“Na sua fronte achava-se escrito um nome, mistério: a mãe das …” ( Apocalipse 17:5 ).

Nota: Assim como em Apocalipse 12 uma mulher pura é símbolo adequado da igreja fiel, aqui aparece uma meretriz como símbolo de uma igreja que se prostituiu; que teve uma queda doutrinária. A Bíblia de Jerusalém comenta que a prostituição é o símbolo da idolatria. Um antecedente bíblico ajuda a entender este ponto de vista, encontramo-lo em Ezequiel 16:15: “confiaste na tua formosura, e te entregaste à lascívia, graças à tua fama; e te ofereceste a todo o que passava para seres dele”. Outro exemplo: “com seus idolos adulteraram… ainda isto Me fizeram… profanaram os Meus sábados” ( Ezequiel 23:37, 38 ).

4. Onde a igreja caída teria a sua sede? Apocalipse 17:3, 4, 7, 9, 15.

“… montada numa … que tinha e dez .”

“As sete cabeças são sete nos quais a mulher está sentada.”

“… As águas que viste onde a meretriz está assentada, são , , e .”

Nota: “As sete cabeças são as sete colinas de Roma” (Comentário da Bíblia de Jerusalém, Apocalipse 17:3 ). A besta (Roma) leva sentada sobre si uma igreja prostituída, o que dá a entender claramente que teria sua sede em Roma, a cidade dos 7 montes. Outra revelação que nos faz Deus neste capítulo de Apocalipse é que essa igreja de Roma seria católica (católica quer dizer universal), pois estava sentada sobre muitas águas que significam “povos, multidões, nações e línguas” ( Apocalipse 17:15 ).

5. Do ponto de vista de Deus, qual seria a influência religiosa negativa que exerceria a Igreja de Roma sobre a Humanidade? Apocalipse 17:2, 4; 18:2-4

“… e com o de sua devassidão, foi que se os que habitam na Terra.”

“pois todas as tem do do furor da sua …”

Nota: A igreja caída serve às nações o vinho do cálice de suas doutrinas adúlteras. Com elas tem embriagado os crentes, os quais não percebem os erros mencionados. Vejamos alguns poucos dos muitos exemplos que lamentavelmente existem. Contrastaremos a doutrina pura com a adulterada para facilitar a compreensão.

Doutrina
Pura Adulterada
A Bíblia é a Palavra de Deus, regra de fé e de doutrina ( II Timóteo 3:15-17; II São Pedro 1:19 ). A tradição ( São Marcos 7:6-13; Gálatas 1:6-9; Apocalipse 22:18, 19 ).
Cristo é o único e suficiente Salvador ( Atos 4:10-12 ); Cristo é o único suficiente Mediador ( I Timóteo 2:5; São João 14:6 ). A mediação de outros, ex.: Maria, os santos.
Somos salvos pela graça ( Efésios 2:8, 9 ) e justificados pela fé, gratuitamente ( Romanos 3:24 ). As peniténcias, obras meritórias.
A fé não anula a lei ( Romanos 3:31 ), mas descreve a conduta ética cristã que vive aquele que foi perdoado e justificado pela fé na graça ( São João 8:3-11; I São João 3:4; Efésios 4:28; I São João 2:3-5 ). O crente guarda a lei como fruto da nova vida em Cristo; como expressão de amor a Cristo ( São João 14:15 ). A lei não foi mudada por Jesus e Ele não autorizou mudança nenhuma ( São Mateus 5:17, 18 ). Por isso o crente guarda os mandamentos ( Apocalipse 14:12 ). Ensina que se pode mudar a lei e adulterá-la.
O segundo mandamento da Santa Lei de Deus proíbe adorar ou venerar e/ou render culto a imagens ( Êxodo 20:4-6 ). Há muitíssimas declarações bíblicas que falam que é irracional pedir auxilio e render culto a objetos inanimados ( Isaías 44:9-20; 46:8-10 ). Deus disse que não quer ser adorado através das imagens ( Isaías 42:8, 17 ). Ele é Espírito e pede um culto espiritual ( São João 4:23, 24 ). Fazer imagens, acender velas perante imagens, pedir-lhes alguma graça, fazer promessas, orar ajoelhado diante de imagens, etc. Tirar este mandamento ao ensinar o povo por meio do catecismo. Mas na Bíblia o mandamento está escrito.
O quarto mandamento ensina observar o santo sábado ( Êxodo 20:8-11 ). Nosso Senhor Jesus guardou o sábado ( São Lucas 4:16 ), a bem-aventurada virgem Maria e outras piedosas mulheres o guardaram ( São Lucas 23:54-56 ); Jesus disse que não se pode mudar a lei ( São Mateus 5:17, 18 ). O anticristo mudaria ( Daniel 7:25 ). Mas os fiéis guardariam os mandamentos de Deus ( Apocalipse 14:12 ), por isso no novo Céu e na Nova Terra seguir-se-á guardando o sábado ( Isaías 66:22, 23 ). Deixaram de guardar o sábado e ensinam a guardar o domingo ( São Tiago 2:10; São Lucas 6:46 ).
Os mortos estão dormindo ( São João 11:1-14 ), inconscientes ( Eclesiastes 9:5, 6 ) até a ressurreição ( São João 5:28, 29 ) quando receberão a vida eterna ( I Coríntios 15:20-23 ). Não há outra oportunidade depois da morte ( Hebreus 9:27 ) nem pode alguém ser salvo por méritos de outra pessoa que está fazendo penitências ( Romanos 14:12 ). As doutrinas do purgatório, indulgências, etc., derivadas da idéia errônea de que os mortos vivem. E existem muitos outros exemplos mais.

BABILÔNIA TEM IGREJAS-FILHAS

6. Que palavras escritas na testa de Babilônia demonstram que há igrejas fihas que partilham da parte de seus erros religiosos? Apocalipsé 17:5.

“… Babilônia a grande, a das e das abominações da Terra.”

Nota: A visão do Apocalipse revela que Roma é a igreja-mãe. Esta tem filhos que a deixaram e filhas que saíram dela, mas apesar de havê-la abandonado conservam muito de seus vícios e da sua conduta religiosa equivocada. Saíram da casa da mãe meretriz, mas embriagados com o vinho doutrinário que ela havia adulterado. Este versículo nos ajuda a entender que evidentemente Babilônia é uma espécie de sobrenome ou nome de família e que a grande Babilônia inclui Roma e as outras igrejas guardadoras do domingo, etc. Isto pode causar admiração, mas Deus o revela com clareza.

O CHAMADO MISERICORDIOSO DE UM DEUS AMORÁVEL

7. Por que razões específicas diz Deus que castigará Babilônia? Apocalipse 14:8.

“… que tem dado a a todas as do da fúria da sua .”

Nota: Isto realça indiscutivelmente a tremenda importância que tem para Deus a necessidade de manter as doutrinas puras, como Ele as deu e respeita-las.

8. Há muitos que crêem que devemos reformar as igrejas que têm caído. Que diz Deus aos que estão em Babilônia? Apocalipse 18:4.

“Ouvi outra voz do Céu, dizendo: dela, povo Meu…”

9. Quais são as razões pelas quais o Deus de amor nos ordena a sair das igrejas caídas no erro? Apocalipse 18:4.

“para não serdes em seus e para não participardes dos seus .”

Nota: A razão pela qual há sinceros dentro das igrejas equivocadas é porque ignoram o que temos descoberto ao estudar a revelação de Deus que está no Apocalipse. Mas permanecer nestas igrejas depois de conhecer a vontade do Senhor seria um ato de desobediência e rebelião que identificaria essas pessoas com os pecados de Babilônia pelo que Deus Se vê obrigado a castigá-los com as pragas ou flagelos destinados a Babilônia. Por isso o Salvador diz: Sai dela, povo Meu.

 

SENDO LEAIS À VOZ DE NOSSO SENHOR JESUS

 

10. Que instrução divinamente inspirada deu São Pedro àqueles que descobriram que estavam em uma igreja equivocada? Atos 2:37, 38.

“Respondeu-lhes Pedro: e cada um de vós seja em nome de Jesus Cristo para a dos vossos pecados …”


(762)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *