As Duas Testemunhas de Luto e a Mensagem dos Três Anjos

Desde que Satanás se rebelou contra Deus, iniciando o grande conflito cósmico, todas as vontades começaram a polarizar-se em torno de uma das duas forças: a força do bem, centralizada no Deus de amor, ou a força do mal, encabeçada por Satanás e seus anjos rebeldes. A revelação divina nos mostra que não há terreno neutro; ou estamos com Deus e Sua verdade ou nos alistamos do lado do maligno com os erros que tem semeado. Neste esboço de análise veremos outros aspectos dessas duas grandes forças que estão em ação no planeta Terra, ilustrados no Apocalipse 11.

 

AS DUAS TESTEMUNHAS DE DEUS

1. Quais são as duas testemunhas de Deus que estiveram de luto durante os 1.260 dias proféticos de perseguição ao anticristo? Apocalipse 11:3, 4.

“São estas as e os que se acham em pé diante do Senhor da Terra.”

Nota: As duas oliveiras e os dois candeeiros se referem à mesma coisa e no contexto dos 1.260 dias devem ser identificados como o Velho e o Novo Testamentos, revelados pelo Espifito Santo ( São João 14:26; 15:26; 16:13-15; I Pedro 1:21 ).

Nosso Senhor Jesus Cristo disse que as Escrituras dão testemunho dEle ( São João 5:39 ) e Davi declarou que a Palavra de Deus é uma lampada que ilumina o caminho ( Salmo 119:105 ).

O período de perseguição de 42 meses, ou 1.260 dias proféticos (anos literais), que vai desde o Edito de Justiniano (538) até que Berthier, general napolitano, o aboliu (1798), já foi estudado. Durante esta época, apesar de brutalmente perseguidos, o Velho e o Novo Testamentos continuaram dando testemunho do amor e da verdade de Deus. Nos versículos 5 e 6 do capítulo 11 declara-se que aqueles que interferem com estas testemunhas (a Palavra de Deus) ou as atacam devem morrer. A mesma admoestação é dada no cap. 22:18, 19 . Também se destaca o poder da Palavra de Deus quando usada legitimamente, e são mencionados milagres realizados por Elias e Moisés, que usaram sincera e fielmente a Palavra de Deus.

2. Depois de as testemunhas continuarem testificando em meio a um obscuro período de perseguição, que faria contra elas a besta que sobe do abismo? Apocalipse 11:7.

“… a besta que surge do abismo e as e .”

Nota: A besta que sobe do abismo é Satanás ( Apocalipse 20:1-3 ) e também simboliza os remos do mundo que estão sob seu domínio. Em Apocalipse 11:8, 9 aparecem Sodoma e Egito para destruir as testemunhas de Deus, pois como nações inimigas do povo de Deus no passado, servem como símbolo eloquente.

3. Por quanto tempo permaneceram sem vida as testemunhas? Apocalipse 11:11, 12.

“Mas, depois dos , um , vindo da parte de Deus, neles penetrou … e subiram ao na nuvem, e os seus os .”

Nota: Como a Bíblia o desmascara, Satanás procura silenciar seu testemunho, quer mantendo-a oculta quer destruindo-a. Se aplicamos a estes três dias e meio o princípio bíblico de um dia por um ano ( Ezequiel 4:6 ), chegaremos à conclusão de que o testemunho bíblico reviveria três anos e meio depois de ter sido aniquilado. Esta profecia se cumpriu de um modo muito preciso e surpreendente na história da França. Os três anos e meio foram exatamente o Reinado de Terror da Revolução Francesa. Esse período começou a 26 de novembro de 1793 quando a França, por decreto de sua assembléia legislativa, declarou que não há Deus, o que foi motivo de regozijo para todos os seus habitantes, e durou até 17 de junho de 1797, quando o governo francês anulou o decreto e outra vez se permitiu a prática da religião na França. Durante este tempo a Bíblia foi queimada e abolida na França, foi “morta”. Todas as igrejas foram fechadas e proibiu-se a adoração de Deus por decreto da assembléia, que era o corpo legislativo da França. Também se decidiu que a semana seria de dez dias. O dia de descanso foi abandonado e em seu lugar se consagrava um dia em cada dez para a orgia e a blasfêmia. Negou-se abertamente a existência de Deus. Uma mulher imoral foi nomeada a deusa da razão, e as pessoas deviam adorá-la. Ficou proibido todo tipo de culto religioso. Tudo isto durou exatamente três anos e meio, como o disse a profecia. Porém, o testemunho bíblico não só ressuscitaria, mas se elevaria e sua fama subiria ao Céu. Em 1804 e 1816 foram organizadas as primeiras e maiores sociedades bíblicas e o livro de Deus inundou o planeta, constituindo-se no livro mais difundido de toda a história da humanidade.

4. Que aconteceu ao ocorrer um grande terremoto (símbolo de poder e intervenção divina)? Apocalipse 11:13.

“… E a parte da cidade, e morreram nesse terremoto , ao passo que as outras ficaram sobremodo aterrorizadas, e deram glória ao Deus do Céu.”

Nota: Este terremoto não é o do final da História, porque ruiu apenas a décima parte da cidade. Deve ser entendido como o derramamento de um juízo parcial de Deus para conduzir os homens ao respeito de Sua Palavra. Alguns crêem que a cidade mencionada aqui é símbolo da França; outros, que representa o papado, o qual era apoiado pelos dez reis ou nações ( Apocalipse 17:18, 12,13 ). O terremoto seria o aprisionamento do papa em 1798. A França é um destes dez reis e seria a décima parte que caiu por um curto tempo; que se levantou contra toda manifestação religiosa. As 7.000 pessoas que morreram poderiam ser entendidas como a realeza que perdeu seus títulos de nobreza e foram mortos. Isto despertou terror a princípio, e os levou mais tarde a glorificar a Deus quando voltaram a aceitar a Bíblia e a religião.

A ORIGEM DO ATEÍSMO

A influência do ateísmo que começou nos dias da Primeira República da França se espalhou para o norte e oriente, estendendo-se até a Rússia. A revolução russa de 1917 se constituiu em parte em um ataque contra a religião, uma vez que favorecia o ateísmo. Esse vírus ateu se espalhou através de todo o mundo, ganhando adeptos, infiltrando-se inclusive nos currículos educativos e sob um disfarce científico pretende desafiar a auto-revelação de Deus na Bíblia. O ateísmo já envolveu a terça parte do mundo e continua crescendo,

 

OS TRES ANJOS DO APOCALIPSE QUE REIVINDICAM A HONRA DE DEUS

 

 

Em Apocalipse 14 se encontram os três pontos importantes da mensagem que o remanescente fiel deve proclamar, por ter sido chamado a reivindicar o caráter de Deus.

5. Qual a difusão que receberia o evangelho eterno? Apocalipse 14:6.

“… Tendo um evangelho eterno aos que se assentam sobre a Terra, e a cada , e ,e e .”

Nota: Ninguém tem o direito de modificar as doutrinas bíblicas nem de pregar idéias próprias acerca da religião. O que se deve pregar é o evangelho eterno, a revelação de Deus tal como se encontra na Santa Bíblia. Por isso a terrível advertência de Deus que está em Apocalipse 22:18, 19.

6. Qual é a primeira parte da mensagem especial de Deus para nosso tempo? Apocalipse 14:7.

“… Temei a e , pois é a hora do Seu ; e Aquele que o , e a , e o mar, e as fontes das águas.”

Nota: Esta mensagem é o oposto da teoria da evolução, pois exige a adoração a Deus nos termos do mandamento do sábado ( Êxodo 20:8-11 ) e adquire grande solenidade na época do juízo que João viu em progresso no santuário do Céu.

7. Qual é a segunda parte da mensagem dos três anjos? Apocalipse 14:8.

“… , a grande Babilônia, que tem dado a a as do da fúria da sua .”

Nota: A mensagem do segundo anjo denuncia a apostasia e se complementa com a dramática advertência de Apocalipse 18 , onde Deus diz a Seu povo que deve sair das igrejas doutrinariamente equivocadas a fim de não ser cúmplice nos seus pecados nem participar de seus flagelos ( Apocalipse 18:4 ).

8. Qual a tremenda admoestação que Deus proclama por meio da mensagem do terceiro anjo? Apocalipse 14:9-11.

“… Se alguém a e a sua e recebe na ou sobre a , também esse do da de .”

Nota: A revelação divina é impressionantemente clara e nos adverte que, se não abandonarmos o erro e a rebelião, sofreremos as pragas e estaremos irremediavelmente perdidos.

 

O POVO DE DEUS NA PROFECIA

 

9. Ao sair de Babilônia, com quem devem unir-se os sinceros? Apocalipse 14:12.

Com “os que os de e a em .”

Nota: É impossível permanecer imparcial no grande conflito entre Cristo e Satanás. Por isso Deus revela amorosamente o que o homem não poderia ver na luta entre o bem e o mal e misericordiosamente (porque deseja nossa salvação) exige uma decisão.

10. Que sucederá quando terminar a pregação da mensagem dos três anjos? Apocalipse 14:11-16.

“E Aquele que estava assentado sobre a nuvem passou a Sua sobre a e a foi .”

Nota: São Mateus 24:14 diz que Jesus declarou: “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então virá o fim. São Marcos 16:15, 16 diz: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.


(795)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *