A marca da besta e a união das igrejas

O livro do Apocalipse trata do tema da marca da besta com uma seriedade impressionante e, quando fala daqueles que a recebem, usa a linguagem mais forte e ameaçadora que poderíamos imaginar. Se você quer tirar as dúvidas, leia as três mensagens angélicas ( Apocalipse 14:6-12 ), especialmente a terceira. Segundo a revelação, os que receberem a marca da besta se perderão. O mais terrível é que a maioria das pessoas a receberá, a menos que saiba do que se trata e decida colocar-se ao lado de Deus, custe o que Custar.

Outro fato que se torna claro no Apocalipse, é que a humanidade se está dividindo rapidamente em dois grupos: aqueles que seguirão a besta e sua imagem e que receberão sua marca, e “os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus”. Deus o ajude a estar entre estes últimos, pois eles receberão a vida eterna.

Sendo que este tema tem uma transcendência tão significativa para a vida eterna, oremos a Deus pedindo a unção do Espírito Santo a fim de que se cumpram as promessas feitas por nosso Senhor Jesus: “Mas o Consolador, a quem o Pai enviará em Meu nome, Esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” ( São João 14:26 ). “Quando vier,… o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade” ( São João 16:13 ). “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” ( São João 8:32 ). “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” ( São João 8:36 ).

EM QUE CONSISTE A MARCA DA BESTA

Sendo que o anticristo se coloca em lugar de Cristo e se opõe a Ele, é lógico supor que a marca, o selo ou sinal do anticristo seja oposta à de Cristo, ou uma substituição dela. Um estilo comparativo das diversas profecias bíblicas relativas ao anticristo reforça esta realidade. Temos um exemplo disto na profecia de Daniel 7 , onde o chifre pequeno, símbolo do anticristo, perseguiria durante “um tempo, dois tempos e metade dum tempo” ( Daniel 7:25 ). O Apocalipse declara que este período é igual a 42 meses ou 1.260 dias proféticos ( Apocalipse 12:4, 6; 11:2 e 3 ). Daniel fala do mesmo poder perseguidor que Apocalipse 13 , e nos ajuda a compreender em que consiste a marca da besta.

1. Qual é a marca de Deus, que seria aplicada na fronte do remanescente fiel? Apocalipse 7:2,3; 9:4; Isaías 8:16; Ezequiel 20:12, 20; Êxodo 31:13.

“Também lhes dei os Meus , para servirem de entre Mim e eles.”

Nota: O estudo 10 trata mais amplamente do tema do selo de Deus. Tendo em conta que Jesus disse que não mudou a lei e que não autoriza mudá-la ( São Mateus 5:17, 18 ), e que o remanescente que receberia o selo de Deus seria obediente a Seus mandamentos ( Apocalipse 14:12 ), fica claro que Deus não mudou Seu sinal (o santo sábado). Ainda mais: no Apocalipse há uma séria advertência para os que alteram a Palavra de Deus ( Provérbios 30:5, 6 ) e terríveis maldições de Deus para quem acrescente algo a Sua Palavra ou dela tire alguma coisa ( Apocalipse 22:18,19 ).

2. Qual seria a marca substitutiva da falsa autoridade do anticristo? Daniel 7:25.

“… e cuidará em os tempos e .”

Nota: No estudo 11 vimos que a mudança do sábado para o domingo foi realizada contra a expressa vontade de Deus. A observância do domingo é uma marca da pseudo-autoridade de Roma. Outra alteração que o papado fez na lei de Deus foi tirar do catecismo o mandamento que proibe adorar ou reverenciar as imagens ( Êxodo 20:4-6 ). Durante a sexta trombeta, junto com uma série de graves pecados, é apresentada a adoraçao de imagens ( Apocalipse 9:20, 21 ). Deus é muito claro em dizer que não aceita que O adorem por meio de imagens ( Isaias 42:8 ). Por isso é que em Apocalipse 21:8 e 22:15 se diz que os idólatras não se salvarão. Deus é Espírito e só aceita uma adoração espiritual ( São João 4:23, 24 ).

A OUTRA BESTA E A IMPOSIÇÃO DA MARCA

 

3. Na época em que a primeira besta é levada a cativeiro, que outro símbolo profético nos apresenta o Apocalipse? Apocalipse 13:10, 11.

“…Vi ainda outra besta…; possuía , parecendo , mas falava como .”

Nota: Todas as características da segunda besta assinaladas na profecia se cumprem nos Estados Unidos. Surgiram como nação em 1776 em um território não habitado por outra nação civilizada (na profecia surge da terra e não do mar, o qual em Apocalipse 17:15 simboliza zonas densamente povoadas). Em seu começo fala como cordeiro, belo símbolo de seus ideais de liberdade, porém chegará o momento em que a profecia diz que falaria como dragão.

4. Que farão os Estados Unidos (nação protestante), que nos faz supor que quando a Terra se maravilhar após o papado haverá uma união das igrejas? Apocalipse 13:11-17.

“… Faz com que a Terra e os seus habitantes a , cuja ferida mortal fora curada.”

“A todos,… faz que lhes seja certa sobre a ou sobre a .”

Nota: Os versículos 11-17 do capítulo 13 do Apocalipse nos ajudam a entender que os Estados Unidos tomariam a iniciativa de obrigar as pessoas a receber a marca da besta, repudiando suas atuais idéias de liberdade.

5. O que a segunda besta ordenaria que os moradores da Terra fizessem? Apocalipse 13:13, 14.

“… que façam à , àquela que, ferida à espada, sobreviveu.”

Nota: A primeira besta fazia com que a adorassem utilizando um sistema legislativo repressivo pelo qual o governo civil perseguia e até matava os dissidentes. Aqui se diz que será feita uma imagem ou cópia, ou seja, um sistema legislativo ou leis repressivas semelhantes para conseguir os mesmos resultados obtidos durante a época da inquisição. A imagem à primeira besta se formará quando o Estado e a Igreja se unirem para impor um dia oficial dc culto.

6. Onde será posta a marca da besta? Apocalipse 13:15-17.

“… Faz que lhes seja dada certa marca sobre a ou sobre a .”

Nota: A testa representa a mente, com a qual servimos a Deus ( Romanos 7:25 ). A mão é símbolo de trabalho ( Eclesiastes 9:10 ). Os que aceitam o domingo intelectualmente receberão o sinal em sua mente, aqueles que trabalharem no sábado para não serem boicotados ou mortos, receberão o sinal em sua mão. A marca será imposta quando se decretar uma lei proibindo comprar ou vender àqueles que não tiverem a marca da besta. É lógico que quem viola o sábado na atualidade é culpado de violar a santa lei de Deus e, portanto, está em pecado ( I São João 3:4 ). Aqueles que conscientemente aceitam a substituição do sábado pelo domingo se encontram em rebelião contra a lei divina, com a mesma responsabilidade que terão aqueles que receberem a marca da besta na crise final que precede o retorno de Cristo.

7. De acordo com a mensagem do terceiro anjo, que terrível advertência faz Deus àqueles que receberem a marca em sua fronte ou em sua mão? Apocalipse 14:8-11.

“… Também esse beberá do vinho da preparado, sem mistura, do cálice da Sua ira, e será com e diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro.”

OS QUE TEM A FÉ EM JESUS

 

8. Como expressarão sua fé em Jesus os integrantes do remanescente fiel? Apocalipse 14:12; Atos 5:29.

“… os de .”

Nota: Através de Apocalipse 9:4 sabemos que durante a quinta trombeta é dada a ordem de proteger os que tém o selo de Deus em sua fronte, o que mostra Deus atuando em favor de Seu remanescente fiel e cumprindo Sua promessa do Salmo 119:165 : “Grande paz têm os que amam a Tua lei; para eles não há tropeço.”

9. Quem se levantará em defesa do remanescente fiel durante a tremenda angústia derivada da perseguição que haverá? Daniel 12:1.

“Nesse tempo Se levantará , o grande , o dos do Teu povo…”

“… Naquele tempo será achado o Teu povo, todo aquele que for achado no .”

Nota: Miguel, que significa “Quem é como Deus?”, é um dos nomes de Cristo. Em Judas 9 Miguel aparece como o Arcanjo (chefe dos anjos). Jesus usa o nome de Miguel só quando aparece enfrentando decididamente a Satanás, o qual queria ser como Deus ( Isaías 14:14 ). Encontramos um exemplo disto em Apocalipse 12:7 . Nos versículos citados nesta pergunta ( Daniel 12:1, 2 ) se menciona a ressurreição que ocorrerá quando Jesus voltar para os Seus ( São João 5:28, 29; I Tessalonicenses 4:16 ). Jesus mesmo Se levantará em favor de Seu povo e os libertará.

10. Que prometeu nosso Senhor Jesus Cristo a todos aqueles que O seguirem sob qualquer circunstância? São João 14:1-3.

“… Na casa de há muitas .”

“… Pois vou

“… Voltarei, e vos receberei para Mim mesmo, para que estejais .”

Nota: Deus deseja que todos nos salvemos ( I Timóteo 2:3, 4 ) e Satanás quer desesperadamente que nos percamos. Expressamos nossa decisão por meio da obediência. A Santa Bíblia ensina que somos escravos daquele a quem obedecemos, “seja do pecado, para a morte, ou da obediência, para a justiça” ( Romanos 6:16 ). Nisto não existe neutralidade. Jesus disse claramente: “Quem não é por Mim, é contra Mim; e quem comigo não ajunta, espalha” ( São Mateus 12:30 ). Mas não se esqueça de que, assim como todas as promessas do Apocalipse são para os vencedores, em São João 14:1-3 o Senhor Jesus promete uma morada celestial para os fiéis.

(888)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *