Porque a maioria guarda o Domingo?

Centenas de versículos nas Sagradas Escrituras ordenam a santificação do sábado. Muitos cristãos que respeitam o domingo já quiseram ter a satisfação de ler em sua Bíblia alguma declaração que dissesse “santificarás o domingo”, porém não a encontraram. Ocorre-lhes então a pergunta: Será que este versículo não existe? O domingo constitui uma ordenança bíblica ou é somente uma tradição?

Uma das grandes profecias do Apocalipse trata da observância do domingo, mas não estabelece sua santidade; ao contrário, reafirma a observância do sábado. Esta profecia, porém, será analisada em estudo posterior.

Existem, no entanto, oito versículos do Novo Testamento em que se menciona o domingo (cujo nome bíblico é primeiro dia da semana) e em um destes se faz referência a ele sem mencioná-lo. Vamos analisá-los um a um a fim de vermos em qual deles se ordena a observância do domingo.

ANÁLISE DOS OITO VERSÍCULOS

1. Analisemos todos os versículos(*) do Novo Testamento em que se menciona o primeiro dia da semana e marquemos na coluna do SIM quando se ordena guardar o domingo, e na coluna do NÃO quando não se ordena guardá-lo.

Diz que se deve
Guardar o domingo
Sim Não Texto Bíblico Nota
Sim Não (*) São Mateus 28:1
Sim Não (*) São Marcos 16:1, 2 No dia de repouso não se fazem compras, e ali diz “compraram aromas…” Além disto, se diz que o domingo é o dia seguinte ao dia de repouso.
Sim Não (*) São Marcos 16:9
Sim Não (*) São Lucas 24:1 São Lucas disse que investigou diligentemente todas as coisas para que conhecêssemos bem as verdades ( São Lucas 1:1-4; Atos 1:1-3 ). Mas não disse que o domingo era santo; pelo contrário. Em São Lucas 23:54-56 se diz que o dia de repouso no Novo Testamento era o sábado (e isto foi escrito cerca do ano 63 AD, 32 anos depois da ascensão de Jesus).
Sim Não (*) São João 20:1
Sim Não (*) São João 20:19, 26 O objetivo pelo qual estavam juntos não era religioso. Diz ali que estavam trancados por medo dos judeus. Não estavam comemorando a ressurreição, pois não criam que Jesus havia ressuscitado (ver as duas passagens paralelas, São Marcos 16:11-14 e São Lucas 24:36-43 ). Para comemorar a ressurreição, Jesus estabeleceu o batismo por imersão ( Romanos 6:3-6 ).
Sim Não (*) Atos 20:7 Razão da reunião: “Paulo que devia seguir de viagem no dia imediato.”
Sim Não (*) 1 Coríntios 16:2 Não fala de reuniões religiosas, mas de algo para fazer em casa. Dá a impressão de estar dizendo que, ao fazer o plano de gastos da semana, separem uma quantia e a guardem para quando São Paulo chegar à cidade. A coleta da qual vem falando desde o verso 1 se refere a uma ajuda aos irmãos da Judéia devido à grande fome mencionada em Atos 11:28-30.

Sendo que não existe um só versículo que ordene guardar o domingo como dia santo de repouso, torna-se evidente que este é guardado exclusivamente por tradição, ao passo que centenas de versículos mandam observar o sábado. O decreto mais antigo, obrigando a guardar o domingo é pagão. Foi assinado por Constantino no dia 7 de março do ano 321.

2. Podiam os cristãos mudar a observância do sábado para o domingo? São Mateus 5:17, 18.

Jesus disse: “… Nem um ou um jamais passará da até que tudo se cumpra.”

3. Aprova Deus que se deixe de guardar um de Seus mandamentos a fim de substituí-lo por uma tradição? São Mateus 15:3; São Marcos 7:6, 7.

“… E Me adoram, ensinando que são preceitos .”

4. Segundo o Apocalipse, qual é a característica dos verdadeiros cristãos? Apocalipse 14:12.

“Aqui está a perseverança dos , os que os de e a fé em Jesus.”

O DIA DE REPOUSO NO NOVO TESTAMENTO

 

5. De que dia fala São João no Apocalipse? Apocalipse 1:10.

O dia do .

Nota: Os pagãos contemporâneos de São João tinham o “dia do senhor deus o Sol” (o domingo). Porém os cristãos não adoravam ao Sol, nem tão pouco ao imperador. (Ex.: I Coríntios 8:5, 6 ). Por isto é que São João foi exilado para a ilha de Patmos, sofrendo perseguição religiosa ( Apocalipse 1:9 ). Esta é uma poderosa evidência de que São João não concordaria em render homenagem ao Sol nem observaria um dia de culto pagão. Para os cristãos o dia do Senhor é aquele que Jesus proclamou como Seu dia.

6. De acordo com Jesus, qual é o dia do Senhor no Novo Testamento? São Marcos 2:28.

“… O Filho do homem [Jesus] é Senhor também do .”

7. Qual é o dia de repouso do Novo Testamento? São Mateus 28:1; São Lucas 23:56.

É o dia anterior ao primeiro dia da semana. Portanto, é o sábado. “… E no descansaram, segundo o mandamento.”

8. Na cidade de Corinto, São Paulo trabalhou durante um ano e meio fazendo tendas ( Atos 18:1-3, 11 ). O fato de que se dedicasse a uma atividade não religiosa durante este tempo prolongado, nos ajuda a descobrir o dia em que repousava. Que dia reservava São Paulo para as atividades religiosas? Atos 18:3,4.

“… E os discorria na sinagoga, persuadindo tanto judeus, como gregos.”

Nota: Durante um ano e meio São Paulo trabalhou fazendo tendas, porém estes 78 sábados dedicou-os à religião. O fato de que aos sábados pregava aos gregos demonstra que não o fazia para contentar aos judeus, mas sim porque este era o dia de repouso, o dia do Senhor dedicado à religião. Todo o livro de Atos testifica que São Paulo guardava o sábado. Por exemplo: Atos 13:42, 44; 16:13 . Seu costume era dedicar o sábado à religião (Exemplo: Atos 17:2 ).

9. Até quando continuará sendo guardado o sãbado? Isaias 66:22, 23.

Falando dos novos Céus e da nova Terra, diz o verso: “… E será que de uma Lua nova à outra e de a virá a adorar perante Mim, diz o Senhor.”

Nota: Assim como para o homem não houve um só sábado que não devesse ser guardado (pois foi estabelecido como dia de repouso no primeiro sábado da Terra, Gênesis 2:1-3 ), jamais haverá um só sábado que não seja para se guardar. Estes versículos de Isaias dizem que na Terra nova, a cada sábado, todos os remidos irão adorar a Deus. O sábado será tão eterno como a eternidade.

10. Qual deve ser a razão para se guardar o sábado? São João 14:15.

Disse Jesus: “Se , guardareis os Meus mandamentos.”

(558)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *