O sexto selo do Apocalipse nos ajuda a descobrir quando começaria o tempo do fim e conclui com a descrição da segunda vinda de Jesus. O sétimo selo descreve o silêncio que se produzirá no Céu quando Jesus e Seus anjos vierem buscar-nos. No capítulo 7 , como uma espécie de parêntesis entre o sexto e o sétimo selo, Jesus nos diz que antes de vir, seria colocado o selo de Deus nas frontes dos que serão salvos. Esse capítulo também aumenta nossa compreensão dos acontecimentos prévios ao retorno do Senhor.
1. Que estavam retendo os anjos dos quatro ángulos (pontos cardeais) da Terra? Apocalipse 7:1.
“… conservando seguros os da Terra …”
Nota: Que significariam esses ventos? Há antecedentes proféticos na Bíblia que nos dão a chave. Representam guerras (Ex.: Jeremias 49:36, 37 ). O fato de que a guerra que se está retendo em Apocalipse 7 viria dos quatro pontos cardeais da Terra, dá a entender que se trata de uma guerra mundial.
2. Que seria danificado na guerra que os quatro anjos estavam retendo? Apocalipse 7:1, 3.
“… Não danifiqueis nem a , nem o nem as …”
Nota: Evidentemente a guerra de que se está falando aqui, não está no passado. Não é a Primeira Guerra Mundial, nem a segunda, pois os danos que são profetizados se aplicam com mais propriedade a uma guerra termonuclear, capaz de danificar a Terra, a vida no mar e a vida vegetal. Portanto, refere-se a uma guerra mundial como a que poderia ocorrer se fossem usadas armas como as atuais.
3. Até quando seria detida esta guerra infernal? Apocalipse 7:2, 3.
“…Até em suas os do Deus vivo.”
Apocalipse 7 não está falando do selo do evangelho que é aplicado pelo Espírito Santo para dar-nos a certeza de que somos filhos de Deus. Os de Apocalipse 7 já o receberam. Como sabemos? Porque o selo de Apocalipse 7:1-3 é aplicado sobre os servos de Deus, o que demonstra que já são convertidos.
4. Onde, revela Deus, está o Seu selo para os crentes? Isaías 8:16.
“… sela a no dos Meus discípulos.”
Nota: Alguns cristãos se surpreendem ao ler este versículo. Não obstante, ele se harmoniza plenamente com o Novo Testamento, onde diz: “Ora, sabemos que O temos conhecido por isto, se guardamos os Seus mandamentos. Aquele que diz: Eu O conheço, e não guarda os Seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade” ( I São João 2:3, 4 ). São Paulo disse que a obediência da lei distingue o cristão espiritual do carnal, “por isso o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar, portanto os que estão na carne não podem agradar a Deus” ( Romanos 8:7, 8 ).
Seria bom fazermos uma análise para comprovar a firme certeza do que acabamos de descobrir. Busquemos na lei de Deus ( Êxodo 20:3-17 ) as três características básicas de um selo completo:
- Nome;
- Cargo;
- Jurisdição.
Encontraremos no mandamento que estabelece o dia de repouso.
5. Quais são as três características do Selo de Deus que encontramos nos Dez Mandamentos? Exodó 20:8-11.
1. Nome: Senhor Deus
2. Cargo: Criador – (“porque em dias fez o Senhor”).
3. Jurisdição: Universo – “(… fez o Senhor os e a o e o que neles há, e ao dia ; por isso o Senhor o dia de e o “.
Nota: A Santa Bíblia ensina o que acabamos de descobrir. Por ex.: Em Ezequiel 20:11 diz Deus: “Também lhes dei os Meus para servirem de entre Mim e eles, para que soubessem que Eu sou o Senhor que os santifica.” Note que Apocalipse 7:2, 3 diz que o selo ou sinal de Deus teria que ser aplicado na fronte dos servos de Deus, o que na profecia significa na mente, ou seja, aceitação plena. Em Ezequiel 20:20 nos é dito que não o couseguiremos pelo saber, mas por praticar a observância do sábado de Deus.” Santificai os Meus sábados, pois servirão de sinal entre Mim e vós, para que saibais que Eu sou o Senhor vosso Deus.” O selo de Deus (sábado) na lei, demonstra a autoridade de quem promulgou a lei. O selo no crente (eu decido guardar o sábado como dia de repouso) demonstra a quem pertence esse servo, tem o nome de Deus em sua fronte, lhe pertence.
6. Que profecia demonstra que os crentes não-judeus do Antigo Testamento e os cristãos do Novo Testamento recebem por igual o selo da observância do sábado? Isaías 56:1-7.
“Assim diz o Senhor:… Bem-aventurado o homem que faz isto e o filho do homem que nisto se firma; que se profanar o … que se houver ao Senhor… darei na minha e dentro dos meus muros um e um melhor do que e ; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará. Aos … sim, todos os que guardam o … porque a Minha casa será chamada casa de para os .”
Nota: Assim como Êxodo 31:16, 17 diz que o sábado seria sinal perpétuo entre Deus e Seu povo, Isaías 56 demonstra claramente que o sinal seria para todo crente, independente de sexo, nacionalidade, raça ou qualquer outra diferença humana. Note que Jesus aplicou esta profecia aos dias do Novo Testamento. ( Mateus 21:13; Marcos 11:17; Lucas 19:46 ).
7. Qual era o dia de descanso que guardavam nosso Senhor Jesus e a bem-aventurada virgem Maria junto com outras piedosas mulheres? São Lucas 4:16,31; 23:52-56.
“… Entrou, num , na sinagoga, segundo o Seu e levantou-Se para ler.”
“… E no descansaram, segundo o .”
Nota: Apesar da tremenda emergência que significou a morte de seu amado Filho, a bem-aventurada virgem Maria não fez as compras dos aromas para embalsamar a Jesus no sábado, mas esperou o domingo para ungir o Seu corpo. Isto mostra que ela guardava o mandamento do sábado, no qual esta o selo de Deus. Outras mulheres piedosas, as quais não puderam comprar na sexta-feira, guardaram o sábado e fizeram suas compras no domingo. ( São Marcos 16:1-2 .) O mesmo exemplo encontramos na vida de Paulo, como veremos em um estudo posterior.
8. Assim como em Apocalipse 12:7-9 o grande dragão representa a Satanás em sua rebelião contra Deus, em Daniel 7 o chifre pequeno representa o anticristo, instrumento de Satanás. Que tentaria mudar o chifre pequeno? Daniel 7:25.
“… e cuidará em mudar os e a …”
Nota: Nosso Senhor Jesus Cristo foi muito enfático ao declarar que Ele não veio mudar a lei ( São Mateus 5:17 ) e que não autoriza a mudança sequer de uma letra ou sinal enquanto durarem os céus e a Terra ( São Mateus 5:18 ). Portanto, qualquer mudança da lei de Deus não obedece à vontade divina, mas a daquele que se rebelou contra Deus e foi expulso do Céu ( Apocalipse 12:7-9 ). Por isso é que a obediência ao mandamento do sábado se constitui num sinal ou selo de lealdade a Deus ( Ezequiel 20:20 ).
9. O Apocalipse prediz que o remanescente fiel de Deus voltaria a adorá-Lo como o ordena o mandamento do sábado? Apocalipse 14:6, 7.
“Vi outro anjo… tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a , e a cada e tribo e língua e povo, dizendo…, pois é chegada a hora do Seu juízo; e adorai Aquele que fez o e a e o e as fontes das águas.”
Nota: (Veja Êxodo 20:11 ). Quando analisamos a razão pela qual devemos respeitar o sábado como dia de repouso, descobrimos que é “porque em seis dias fez o Senhor os céus a terra e o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou: por isso o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou”. Quer dizer que, apesar do plano do anticristo de mudar a lei e o sábado, haveria uma Igreja fiel que adoraria a Deus como manda o mandamento do Criador.
10. Quem são os que guardam os mandamentos no Novo Testamento? Apocalipse 14:12.
“… dos santos, os que os de Deus e a de Jesus.”
Nota: Esses cristãos de Apocalipse 14:12 , são aqueles servos de Deus pelos quais o anjo clamava: “Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as arvores, até selarmos em suas frontes os servos do nosso Deus” ( Apocalipse 7:3 ). A preposição até sugere que, quando o último sincero receber o sinal do sábado em sua vida, os ventos se soltarão em meio à violência descrita em Apocalipse 11:18 , e o Senhor virá para destruir “os que destroem a Terra”.
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