As Sete Igrejas: Sete Cartas de Jesus e Suas Mensagens Esquecidas

A maioria dos livros do Novo Testamento são cartas que foram escritas pelos santos apóstolos a várias congregações, e que o cristianismo aceita como Palavra autorizada de Deus para nossa época. Mas existe algo que faz do Apocalipse um livro sagrado realmente singular. E a revelação de Jesus Cristo, expressa em cartas enviadas a sete igrejas situadas na Asia com instrução para elas e com mensagens proféticas aplicadas a sete períodos específicos da história da igreja.

Ao mesmo tempo contém mensagens universais que produzem a edificação espiritual do crente.

Graças a Deus porque neste estudo hoje temos a oportunidade de lê-las, estuda-las e ser abençoados com suas orientações. Mas lembremos que, além de penetrar em seu conteúdo, devemos obedecer a ele ( Apocalipse 1:3), e seremos bem-aventurados.

 

TRÊS MENSAGENS UNIVERSAIS

Há alguma coisa em comum nas cartas escritas às sete igrejas: escreve-se ao anjo ou mensageiro de cada uma delas. Em cada caso, o Senhor Jesus Se apresenta com uma identificação especial adequada às necessidades desse período da igreja. Por exemplo, ao escrever a Esmirna (era de perseguição e martírio), apresenta-Se como “o que esteve morto e tornou a viver” ( Apocalipse 2:8 ). Há um elogio que reflete as virtudes desse período (menos no caso de Laodicéia, devido a sua mornidão espiritual). Há uma reprovação destinada a ajudar a crescer em áreas débeis da igreja, com exceção do período de Esmirna (era das perseguições e martírio) e Filadélfia (era do reavivamento). Também se inclui uma admoestação e uma promessa. As promessas nós as veremos no estudo número 8.

1. Há três declarações de Jesus que aparecem em Sua mensagem a todas as igrejas e que têm relevante importância para os cristãos de todas as eras. Quais são essas três mensagens universais?

a. “Conheço as tuas …” ( Apocalipse 2:2, 9,13,19; 3:1, 8, 15 ).

b. “Ao …” ( Apocalipse 2:7,11,17, 26; 3:5,12, 21 ).

c. Quem tem ouvidos, ouça o que o às igrejas …” ( Apocalipse 2:7, 11,17, 29; 3:6, 13.22 ).

Nota: Dessas três declarações, surgem nitidamente três mensagens de Deus para toda pessoa de nosso século: (1) Deus me conhece totalmente, não posso enganá-Lo. (2) É imperatiavo vencer; São Paulo nos dá a chave: “Tudo posso nAquele que me fortalece” ( Filipenses 4:13 ). (3) Devo obedecer à voz do Espírito Santo sempre.

 

ANALISANDO AS SETE IGREJAS

Veremos os pontos mais destacados da mensagem às sete igrejas, as quais estavam localizadas na província romana da Ásia, conhecida como Ásia Menor, na atual Turquia.

 

 

As sete igrejas são a primeira das séries de sete em Apocalipse (7 igrejas, 7 selos, 7 trombetas, etc.). A repetição abundante do número sete nos sugere um uso simbólico. O fato de que nessa região havia mais de sete igrejas, sugere a idéia de que foram escolhidas devido a suas características como símbolos proféticos, de sete períodos específicos da igreja cristã. O estudo da história confirma esta idéia.

ÉFESO: ERA DA PUREZA APOSTÓLICA

2. Quais seriam as características mais destacadas da igreja durante o período profético de Éfeso? Apocalipse 2:1-7.

a. Elogio: “Conheço as tuas obras, assim o teu …” Apocalipse 2:2.
“…e que puseste à prova os que a si mesmos se e não o são, e os achaste .” Apocalipse 2:2.

b. Reprovação: “… que .” Apocalipse 2:4.

Nota: É a época dos apóstolos, durante o século 1. Foi um tempo de grande crescimento. O historiador Gibbons diz que os cristãos chegaram a ser nessa época uns 6.000.000. Os apóstolos deixaram bem claro, na Santa Bíblia, a doutrina pura de Cristo.

 

ESMIRNA: ERA DE PERSEGUIÇÃO E MARTÍRIO

 

3. Quais seriam as características mais notáveis da época da igreja simbolizada por Esmirna? Apocalipse 2:8-11.

a. Elogio: “Conheço a tua , a tua , mas tu és rico…” Apocalipse 2:9.

Nota: Representa a igreja desde o ano 100 a 313. Foi o período de horrendas perseguições do Império Romano contra os cristãos que foram queimados vivos, decapitados, entregues às feras no circo romano, etc. Para esses fiéis mártires o Senhor não tem reprovação. O período termina com o edito de tolerância de Milão, assinado por Constantino no ano 313.

PÉRGAMO: ERA DE COMPROMISSOS

4. Quais seriam os principais traços do cristianismo durante a época representada por Pérgamo? Apocalipse 2:12-17.

a. Elogio: “… conservas o Meu e não negaste a Minha …” ( Apocalipse 2:13 ).

b. Reprovação: “…e tens aí os que sustentam a de … sustentam a dos … Portanto …” Apocalipse 2:14-16.

Nota: Pérgamo cobre os séculos IV, V e a primeira metade do VI. Como Satanás não póde destruir a igreja com as perseguições, tratou de corrompê-la e colocá-la em compromisso com o Estado, introduzindo na igreja pagãos não-convertidos e que conservaram parte de suas idéias. Esse paganismo introduzido na igreja, foi tirando sua força espiritual.

TIATIRA: ERA DE APOSTASIA

5. Quais seriam os pontos principais da mensagem à época representada por Tiatira? Apocalipse 2:18-29.

a. Elogio: “Conheço as tuas obras, o teu , a tua o teu e a tua …” ( Apocalipse 2:19 ).

b. Reprovação: “… que essa mulher, , … não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a e a comerem coisas sacrificadas aos .” ( Apocalipse 2:20 ).

Nota: Tiatira representa o período que vai desde o século VI ao XV – é a Idade Média. Jezabel, filha de um rei sidônio, adoradora de Baal, a qual introduziu a idolatria e corrupção religiosa em Israel, é aqui o símbolo da apostasia e corrupção religiosa aberta. A igreja se paganizara.

6. Que palavras indicam que ainda ficava um pequeno remanescente? Apocalipse 2:24.

“… os demais de Tiatira, a tantos quantos …”

SARDES: ERA DA REFORMA

7. Quais seriam as características mais destacadas da igreja durante o período representado por Sardes? Apocalipse 3:1-6.

a. Reprovação: “… Conheço as tuas obras, que tens nome de que e estás .” Apocalipse 3:1.

b. Elogio: “… Umas poucas que não contaminaram as suas vestiduras…” Apocalipse 3:4.

Nota: Sardes corresponde à igreja no século XVII e primeira parte do século XVIII, quando a verdade bíblica começou a abrir caminho por meio da pregação dos reformadores. Apocalipse 3:2 profetiza a tragédia vivida pelas igrejas que, após a morte de seus fundadores, deixaram morrer parte das verdades descobertas e pregadas pelos reformadores.

FILADÉLFIA: ERA DO REAVIVAMENTO

8. Quais são os traços preeminentes do período da igreja profetizado por Filadélfia? Apocalipse 3:7-13.

a. Elogio: “… que tens pouca força, entretanto e .” Apocalipse 3:8.

Nota: Filadélfia, que quer dizer amor fraternal, representa a última parte do século XVIII e a primeira do século XIX, com o nascimento da expansão missionária e a organização das Sociedades Bíblicas. Começa a estudar-se Daniel e Apocalipse e surgem os maiores reavivamentos da História.

LAODICÉIA: A ERA PRESENTE

9. Quais são as características profetizadas para nosso tempo, representado por Laodicéia? Apocalipse 3:14-22.

a. Elogio: Não há.

b. Repreensão: … nem és nem … porque és morno, estou a ponto de da .” Apocalipse 3:15, 16.

c. Conselho: “Aconselho-te que de Mim compres e vestiduras … e para ungires os teus olhos…” Apocalipse 3:18.

10. Qual é a conduta que deveria seguir a orgulhosa e auto-suficiente Laodicéia? Apocalipse 3:19.

“Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sé, pois, zeloso e .”

Nota: Apesar da triste condição de auto-suficiéncia e miséria espiritual de Laodicéia, Deus continua a amá-la; não tolera seus erros, mas lhe dirige os conselhos mais comovedores e inclusive faz o mais terno oferecimento: entrar em comunhão íntima, se Lhe abrirmos o coração. Apocalipse 3:20.

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