Os animais e a Babilônia Espiritual

Nós vimos em estudo anterior o que o livro de Apocalipse predisse sobre o surgimento da Babilônia espiritual (significa confusão) a qual faria as mesmas coisas que a antiga Babilônia fez. A Babilônia espiritual iria: 1) misturar paganismo com a adoração de Deus e 2) perseguir o povo de Deus que se recusa a aceitar esta combinação de paganismo com cristianismo.           Deixaremos a Bíblia identificar para nós este grande sistema apóstata que tem misturado paganismo e cristianismo juntos. Alguns que estudarem esta lição poderão se sentir feridos por aprenderem a sua identificação. Por favor, lembre-se de que não há nenhuma intenção maliciosa por alguém estar pertencendo a qualquer sistema religioso. Deus não está falando sobre indivíduos, mas sobre um sistema. Deus ama todo indivíduo que pode ter se tornado envolvido por falsos ensinamentos. Em amor, Ele envia a eles a mensagem para se retirar de Babilônia (Apocalipse 18:4). Deus não quer que sejamos enganados. A verdade pode ser dolorosa agora, mas a decepção será muito mais dolorosa no fim. Com a eternidade em jogo, nossa maior segurança é não confiar no que o homem diz, mas sobre o que Deus diz em Sua Sagrada Palavra, a Bíblia. OS QUATRO ANIMAIS1.   Quantos animais Daniel viu vindo do mar e o que esses animais representam? (Daniel 7:1-3 e 17) “… ________ animais, grandes, diferentes uns dos outros, subiam do mar… Estes grandes animais, que são _________, são _______________ , que se _______________ da terra.”

 NOTA: Em Daniel 2, cinco reinados são representados pelos vários metais de uma grande imagem: a Cabeça de ouro = Babilônia, o Peito e braços de prata = Medo Pérsia, o Ventre e coxas de bronze = Grécia, as Pernas de ferro = Roma e os Pés de ferro e barro = Europa dividida

2.  O que representa o mar na simbologia bíblica? (Apocalipse 17:15)

“…As águas que viste, onde se assenta a meretriz está assentada, são _________ , _______________ , ___________ e _____________ .”

3. Que animal Deus escolheu para representar o reinado de Babilônia?  (Daniel 7:4)

“…O primeiro era como _________ , e tinha asas de águia…”

NOTA: Como o ouro, o principal dos metais, foi escolhido para representar Babilônia em Daniel 7, o rei dos animais, o leão.

4.  Que animal representa o segundo império mundial Medo Persa? (Daniel 7:5)

“…e eis aqui o segundo animal, semelhante a um ________…”

5.  Que animal representa o terceiro reinado, Grécia e quantas cabeças tinha esse animal? (Daniel 7:6)

  “…continuei olhando, e eis aqui outro, semelhante a um ___________ … tinha também este animal _______ cabeças…”

NOTA: As quatro cabeças do leopardo representam as quatro divisões do império grego após a morte de Alexandre o Grande. O reinado se dividiu entre quatro generais: Cassandro, Lisímaco, Ptolomeu e Seleuco, que governaram sobre os reinados da Macedônia, Trácia, Egito e Síria.

6.  O quarto animal, representando Roma, é identificado por qual tipo de dentes? (Daniel 7:7)

“…e eis aqui o quarto animal, terrível e espantoso, e sobremodo forte, o qual tinha __________ dentes de ________ …”

NOTA: Perceba as pernas de ferro em Daniel 2 e o ferro nos dentes em Daniel 7. Ambos os animais e as pernas representam Roma.

7. Quantos chifres o quarto animal tem e o que Daniel vê surgindo no meio dos dez chifres? (Daniel 7: 7 e 8)

“…e tinha _______ chifres…estando eu a observar os chifres, eis que entre eles subiu outro ____________ …”

NOTA: Os dez chifres representam os dez povos bárbaros que conquistaram o império romano e o dividiram. Eles são: os Ostrogodos, Visigodos, Francos, Vândalos, Suevos, Alemanos, Anglo-Saxões, Hérulos, Lombardos e Burgundios.

A IDENTIFICAÇÃO DO CHIFRE PEQUENO EM DANIEL 7

8.  Liste as marcas de identificação do chifre pequeno como aparecem descritas em Daniel 7.

“…e eis que entre eles _______ outro pequeno…diante do qual três dos primeiros chifres foram _______________…e eis que neste chifre havia ________ , como os de ___________ …e uma boca que falava com _____________…” (Verso 8)

“…eis que este chifre fazia _________ contra os santos, e _______________ contra eles…” (Verso 21)

“…Proferirá palavras _________ o Altíssimo e cuidará em mudar os __________ e a _______; e os santos lhe serão entregues nas mãos por _____________ , e _______________ , e ____________ de _______________ .” (Verso 25)

NOTA: O império romano foi tomado pelos bárbaros em 476 D.C. Desde então o chifre pequeno emergiu entre as dez divisões, tendo se tornado o maior poder depois da queda do império romano. Observamos então, o surgimento do chifre pequeno após 476 D.C.

Entre  476 e 562 D.C. três dos dez chifres – Hérulos, Vândalos e Ostrogodos – foram destruídos. Isto abriu caminho para o chifre pequeno crescer e ganhar poder.

Este poder blasfemaria contra Deus. Lembrando, Belsazar blasfemou contra Deus quando misturou paganismo com adoração a Deus. Obviamente, este poder blasfemaria igualmente contra Deus por misturar paganismo com adoração a Deus.

 Como na Babilônia antiga, o chifre pequeno perseguiria aqueles que estavam em desacordo com estas suposições impostas por este poder. Tentariam destruir os santos de Deus.

O CHIFRE PEQUENO E A BESTA DE APOCALIPSE 13

9.  Liste as marcas de identificação da besta de Apocalipse 13:

“…e deu-lhe o ____________ o seu poder, o seu trono e grande autoridade…”(Verso 2)

“…vi uma de suas cabeças como ______________ de __________mas essa ferida mortal foi __________ e toda a terra se maravilhou, seguindo a besta…” (Verso 3)

“…Quem é ____________ à besta? quem pode pelejar contra ela?” (Verso 4)

“…Foi-lhe dada uma boca que proferia ____________ e ______________ …E abriu a boca em __________­­____ contra Deus…”(Versos 5 e 6)

“…Foi-lhe dado também, que pelejasse _________ os santos, e os vencesse…” (Verso 7)

“…E ______________ todos os que habitam sobre a terra…” (Verso 8)

“…e o seu número é ______________ e ____________ e ______ …” (Verso 18)

NOTA: O dragão representa a Satanás (Apocalipse 12:9) Não importa o que este poder da besta impõe, a fonte de sua autoridade e poder não é nenhum outro senão o próprio Satanás. Este poder receberia uma ferida mortal, mas incrivelmente, se recuperaria e todo o mundo então iria seguir este poder.

Este poder é um poder que recebe adoração dos homens. É um poder religioso e não um poder secular ou político.

Como o chifre pequeno de Daniel 7, este poder blasfemaria contra Deus.

Na identificação destas marcas está muito claro que Apocalipse 13 e Daniel 7 estão falando exatamente sobre o mesmo poder.

10.  Quanto tempo reinaria o poder do chifre pequeno de Daniel 7 e da Besta de Apocalipse?

a.                    Daniel 7:25: “…por ____________ , ______________ , e ________ de _____________ …”

b.                   Apocalipse 12:14: “…durante _____________ , _________ , e _________ de _______________ …”

c.                    Apocalipse 13:5: “…para agir _____________ e _______ meses…”

d.                   Apocalipse 12:6: “…durante ________________________________ dias…”

 NOTA: O calendário babilônico tinha 360 por ano e 30 dias por mês. Portanto, 3 anos e meio vezes 30 dias por mês é igual a 1260 dias: 42 meses vezes 30 dias por mês é igual a 1260 dias. Então, 3 tempos e meio = 42 meses = 1260 dias.

Estes 1260 dias ou tempos ou períodos proféticos são outra ligação entre o chifre pequeno de Daniel 7 e a besta de Apocalipse 13 e 12.

11.  O que vai acontecer no final com o poder do chifre pequeno? (Daniel 7:26)

“…Mas, depois, se assentará o tribunal, para lhe tirar o __________ , para o ___________ e o _____________ até o fim…”

NOTA: A Babilônia espiritual vai finalmente comparecer ao julgamento de Deus e será destruída. Daniel é claro em mostrar que este poder vai finalmente chegar ao fim na Segunda volta de Jesus. Quão importante, então que não sejamos enganados por este poder.

 12.  O que sentiu Daniel após receber esta revelação? (Daniel 7:28)

 “…os meus pensamentos muito me ________________ e o meu semblante se ___________________…”

NOTA: Daniel ficou profundamente perturbado por esta revelação. Você também ficaria perturbado pelas coisas reveladas em Daniel 7 e Apocalipse 13.

Deus não quer ninguém enganado por esta grande desilusão. Isto porque em misericórdia, Ele nos dá a advertência de Apocalipse 13 e Daniel 7. Perturbante e chocante como esta revelação possa ser, Deus a envia à nós porque nos ama muito.

8.    Que mensagem Jesus enviou aqueles a quem Ele ama? (Apocalipse 3:19)

“…Eu _______________ e ______________ a quantos amo. Sê, pois, zeloso e _________________…”

(563)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *