O Sábado Pode Ser Mudado?

Daniel previu que a igreja, em apostasia, tentaria fazer o impensável, mudar a lei de Deus. No último estudo, vimos que os dez mandamentos são a eterna reflexão do caráter de Deus. Não poderiam alterar a lei, sem mudar Deus, porque Deus é imutável !

1. O que o poder do chifre pequeno tentaria mudar? (Daniel 7:25)

“…cuidará em mudar os _________ e a _____…”

2. Qual dos mandamentos da lei trata algo sobre tempo? (Êxodo 20:8-11)

“…Lembra-te do dia de _____________, para o santificar…”

NOTA: Somente o 4° mandamento trata de algo sobre tempo. O propósito do Sábado é dar à Deus e Seu povo tempo para estarem mais próximos. O quarto mandamento nos  dá  tempo  para  edificarmos  nosso relacionamento  com  Deus, para a contemplação de Suas bênçãos para nós. Se alguém obedece o quarto mandamento como Deus deseja existirão poucas dúvidas sobre esta pessoa guardar o restante dos mandamentos. Não é surpresa então, que Satanás tem atacado este mandamento. Ele bem sabe que se puder destruir o relacionamento pessoal com Deus, as pessoas vão terminar servindo a Satanás. Não é de admirar que Deus tem lutado contra este poder que cuidaria em mudar os tempos na lei.

O SÉTIMO DIA

3. Qual dia Deus especificou para separarmos como dia especial no qual Deus e Seu povo edificam um sólido relacionamento junto? (Êxodo 20:10)

“…mas o ___________ dia é o sábado do Senhor, teu Deus…”

NOTA: Deus separou  o 7° dia como um tempo especial para conseguir estar próximo ao Seu povo.  Para descobrir qual é o 7° dia, temos somente que dar uma olhada no calendário para ver que o 7° dia é o Sábado e não o domingo.

4. Houve qualquer mudança na qual foi afetado o ciclo semanal?

NOTA: Desde o tempo de Jesus, houve somente uma grande mudança que aconteceu no calendário Juliano para o Gregoriano em 1582. O calendário Juliano permitiu  um grande salto nos anos. Como resultado, o calendário foi sincronizado com o ano solar, sendo assim, dez dias foram tirados do calendário em outubro de 1582, mas o ciclo semanal não foi mudado. A ordem dos dias da semana permaneceu a mesma. Somente a numeração mudou.

Outubro de 1582
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
1 2 3 4 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31

5. Que outras evidências existem que o dia da semana chamado sábado é o mesmo sétimo dia bíblico?

a. Mais de 105 línguas usam o sábado como uma palavra que vem da raiz “Sabbath.” Por exemplo: Grego = Sabbaton; Russo = Subbota; Italiano = Sabbato; Espanhol: Sábado;

b. A história dos judeus, que tomou o sábado do Êxodo, e que ainda toma o Sabbath sobre o sábado hoje, indica claramente que este é o sétimo dia.

c. Durante o Êxodo, por 40 anos, Deus pelo milagre do maná revelou qual era o sétimo dia. Existia sempre em quantidade suficiente para cada dia, mas qualquer pessoa que o colhesse para o próximo dia, o maná sempre estragava. Contudo, no sexto dia uma dupla porção de maná caia do céu e as pessoas colhiam o suficiente para dois dias sem que o maná estragasse. Aos sábados, o maná não caia do céu.

6. Que mais evidências bíblicas existem que o sétimo dia é sábado?

a.  Jesus morreu numa sexta feira. O dia em que Ele morreu é chamado na escritura de dia de preparação.” Em Marcos 15:42, nós lemos: “Ao cair da tarde, por ser o dia da ________________, isto é, a ______________ do sábado…”

b. O próximo dia foi sábado. Os discípulos descansaram no sétimo dia, em obediência ao mandamento. Veja em Lucas 23:56: “…E no ___________ descansaram, segundo o mandamento…”

c. Seguindo ao sábado veio o domingo. Jesus ressuscitou no domingo, o primeiro dia da semana. Veja Marcos:16, 1, 2, 9: “…Havendo Ele_______________ de manhã cedo no _____________ dia da semana…”

NOTA: A Bíblia indica que o sábado era o dia entre a sexta feira e domingo. Desde que o sábado é o único dia entre eles, a conclusão inescapável é que o sétimo dia bíblico é o sábado.

A MUDANÇA DO SÁBADO

Desde que a Escritura é muito clara sobre o Sábado Bíblico, o sétimo dia da semana, pode muito bem ser perguntado, “Por que a maioria dos cristãos hoje observa o domingo, o primeiro dia da semana?” Em algum tempo, em algum lugar, a mudança ocorreu. Deus diz que Ele nunca muda, e Sua lei nunca muda. Ele perpetuou o sétimo dia em Sua lei sagrada.

7. Quem Daniel declara que pensaria em mudar os tempos e a lei? (Daniel 7:24-25)

“…Os dez __________ correspondem a dez _______…; e, depois deles, se levantará _________…e cuidará em mudar os tempos e a lei…”

NOTA: A Bíblia previu que o chifre pequeno tentaria mudar os tempos e a lei. O Sábado é o único mandamento na lei que trata com o tempo. Uma tentativa de mudança de tempo tem sido feita do sábado para o domingo.

A ORIGEM DO SÁBADO

8. Quando o sábado foi criado e que 3 coisas Deus fez quando o criou ? (Gênesis 2:1-3)

“…E, havendo Deus ______________ no dia ___________ a Sua obra, que fizera, _______________ nesse dia de toda a Sua obra que tinha feito…E ____________ Deus o dia sétimo, e o ________________…”

NOTA: Antes de serem dados os dez mandamentos por Deus, a origem do sábado é claramente identificada no jardim do Éden antes do que aconteceu no Monte Sinai. Deus deu a nós o exemplo por Ele próprio ter descansado. Ele abençoou este dia como nenhum outro dia. Deus não abençoou o ATO de descansar, Ele abençoou um DIA específico. O motivo porque foi criado o Sábado, é que Deus nele descansou, abençoou e o santificou. As pessoas não tem autoridade para mudar o que Deus santificou. As pessoas sentem que não faz diferença que dia deve ser guardado, assim como elas devam então guardar um dia em sete de uma semana. O Sábado é uma lembrança da criação, vindo a nós do jardim do Éden antes que Adão e Eva pecassem. Na cruz Jesus tratou com o pecado. Assim o sábado existiu antes do pecado, não havia em absoluto, maneira alguma pela qual ele pudesse sem alterado pela cruz.

9. Com que palavra Deus inicia o mandamento do sábado? (Êxodo 20:8)

“…____________ do dia do sábado, para o santificar…”

NOTA: Deus escolheu a palavra “lembra-te” para iniciar o mandamento do sábado. A palavra “lembra-te” denota três possibilidades:

I. Você não pode lembrar alguma coisa, se nunca a ouviu antes. Portanto, a origem do sábado ocorreu antes do Sinai, e não no Sinai.

II. A palavra “Lembra-te” é geralmente usada para indicar coisas que são de especial importância. Deus escolheu a palavra para reintroduzir o Sábado no Sinai.

III. A palavra “lembra-te” indica que o homem desprezaria o fluxo da história e Deus viu que este seria o único mandamento que o mundo esqueceria. E então Ele nos fala para lembrar dele, e não esquecer este mandamento.  Deus sabia que nunca esqueceríamos os outros mandamentos se nós lembrássemos do mandamento do sábado, porque este nos ajudaria a  desenvolver um relacionamento com Deus.

10. O Sábado foi dado aos judeus somente? (Marcos 2:27)

“…O sábado foi estabelecido por causa do _________, e não o _________ por causa do sábado…”

NOTA: O Sábado existiu muito antes de existir um judeu. Tanto é verdade que eles guardam o Sábado, pois foram o povo escolhido de Deus. O sábado foi feito para toda a raça humana.

A PERPETUIDADE DO SÁBADO

11. A raça humana ainda guardará o Sábado na nova terra? (Isaías 66:22, 23)

“…e de um __________ a outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor…”

NOTA: Na nova terra recriada por Deus, depois do pecado ser removido, as pessoas ainda vão estar guardando o santo e sagrado sábado de Deus. Que prazer e que alegria será para o povo entrar no Sábado com os remanescentes de Deus na nova terra onde poderão ficar e conhecer melhor a Deus do que O conhecem aqui.

12. De quem o Sábado é um sinal? (Ezequiel 20:12)

“…Também lhes dei também os Meus sábados, para servirem de sinal entre Mim e eles; para que soubessem que Eu Sou o __________ que os santifica…”

NOTA: O Sábado é um grande sinal de santificação. A santificação descreve o processo pelo qual Deus vive Sua vida no cristão, transformando o cristão conforme a Sua divina imagem e que ele está reservando tempo para construir uma sólida relação com Deus.

13. Do que mais o Sábado é um sinal? (Ezequiel 20:20)

“…pois servirão de sinal entre Mim e eles para que __________ que Eu Sou o Senhor, vosso Deus…”

NOTA: Que clareza a Bíblia dá ao significado do Sábado. Ele é um sinal especial no qual o povo conhece Deus. É um sinal que o povo tem um relacionamento com Deus. Para o cristão, se tornou um dia de prazer e alegria no Senhor. A Bíblias não requer uma guarda moral do sábado, mas reservá-lo para construir um relacionamento com Deus. Os cristãos ficam animados no Sábado, porque ele é uma benção em meio aos problemas do mundo. O Sábado é muito importante nestes últimos dias e Daniel nos adverte contra o poder que cuidaria em mudar o dia que Deus nos reserva para um relacionamento com Ele. Se existiu sempre um tempo na história da terra quando o povo precisará do sábado, este tempo é hoje. Utilizamos este tempo especial para construir uma sólida relação com Jesus, para que possamos estar preparados para as terríveis cenas da história da terra tão breve aconteçam. 

(544)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *